350a.C. - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

350a.C.

História > 5000-1 a.C.

350 a.C.

• Por volta de 350 a.C., na Grécia, viveu Aristóteles (C/384 - C/322), um dos maiores filósofos da história, respeitado até os nossos dias, que foi o primeiro a descrever a ação da luz no interior de um ambiente fechado e escuro, mas com a entrada da luz por um pequeno orifício. Sua descrição destaca que a imagem projetada na parede oposta ao furo ocorria invertida, porém não soube explicar porque e como aquele fenômeno luminoso ocorria.
• Daqueles dias em diante uma grande quantidade de pessoas pelo mundo observaram o fenômeno, muitos achando que era uma magia, outras não deram importância e outras passaram a pesquisar, mesmo não sendo um químico ou alquimista.

• A constatação de Aristóteles parece ser simples para os nossos dias, porém e na realidade é um fenômeno complexo para ser entendido e analisado. Nessa condição é fácil imaginar o ser humano primitivo ao deparar-se com esse fenômeno, provavelmente levou um grande susto, achou que era, como já foi descrito, uma magia ou ação de algum deus.
• A luz projetada provoca sombras, outro fenômeno relacionado à fotografia, não diretamente, mas pela formação da silhueta sobre uma superfície. É bem provável que o homem da Pré-história já analisava a ação da luz e até brincava com ela. Essa é uma situação hipotética, mas plenamente possível. Não há como provar, pois não há registro físico, mas nem sempre é preciso ter uma prova material para que ocorra uma conclusão.
• Aristóteles que tinha um grande conhecimento e era grande pesquisador, não teve dificuldade em descrever o fenômeno.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo