Abertura01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Abertura01

Macrofotografia
• A macrofotografia é uma modalidade muito interessante dentre aos vários estilos fotográficos. As capturas são feitas em planos bem fechados denominados “Macro”, ou seja, as imagens são capturadas bem próximo do modelo ou com o auxílio de lentes, tubo de extensão, anéis close-up, etc.
• A maioria dos equipamentos fotográficos compactos vem com o modo macro, mas na realidade muitos destes é pura enganação, por exemplo, todo equipamento que afirma ter o modo macro com distância focal entre 50 e 30 cm, na realidade este é o plano close-up. Para ter o modo macro a distância focal deve ser inferior a 5 cm entre a câmera e o modelo. É preciso deixar bem claro que estamos falando de câmeras compactas e não de mirrorless (também denominadas de compactas com lentes cambiáveis), reflex de entrada e reflex full frame, pois as lentes tem outras características e maneira de funcionar, por exemplo, existem lentes fixas e zoom que não tem o modo macro e outros modeles este modo faz parte.
• A macrofotografia não é uma atividade para qualquer fotógrafo, pois exige muito daquele ou daquela que se envolve com este mundo. É preciso ter paciência, saber observar, estar atento, saber trabalhar com a luz, não ter medo de insetos e pequenos animais, ter pelo menos um equipamento fotográfico compacto intermediário, mas o ideal é ter um equipamento compacto avançado, superzoom, ambas com o modo macro, com o modo macro com distância focal entre 3 e 2 cm, saber usar um tripé ou mini tripé, difusor e rebatedor - mesmo artesanal...
• Tem pessoas que dizem fazer imagens macro, mas na realidade fazem um recorte na imagem. Essa ação funciona como o zoom digital, é selecionada uma determinada área, recortada e até ampliada.
• Alguns equipamentos compactos Canon tem acessórios para melhorar a ampliação, mesmo no modo macro, vale a pena investir.
• A primeira imagem acima é um close-up e não macro, por sua vez, a segunda imagem acima é sim uma foto no modo macro.
• Com recorte é possível obter fotos “macro”.
• Nenhuma das duas imagens estão no modo macro, a primeira, à esquerda, foi usado o zoom óptico e a segunda, à direita, em plano aberto.
• Ambas as imagens foram feitas no modo macro com a Canon PowerShot A640, com resolução de 10 MP e modo macro de até 2 cm.
• Acima um exemplo de recorte (crop), ou seja, simulou-se o plano macro, mas não o é. Nessa condição reduz-se a possibilidade de ampliação e poderá haver perda de nitidez.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo