Ângulo01b - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Ângulo01b

Exemplo Prático > Ângulo
 
• Fazer várias capturas com o mesmo plano, ângulo e posição é desperdício e falta de criatividade. Neste exemplo mostramos que estas três técnicas fotográficas, plano, ângulo e posição, não sobrevivem só. O mesmo tema ou modelo fotografado muitas vezes, mas variando o plano (mais aberto ou fechado), o ângulo (frontal, trinta graus ou mais à direita ou à esquerda, de cima para baixo etc.) e a posição (mais afrente, recuado, usando o zoom óptico mais distante etc.), proporciona uma leitura mais completa, mais rica e com mais informações.
• É muito comum durante os dias festivos as pessoas fotografarem a mesa inteira e não fazer capturas dos alimentos e bebidas que a compõem, um erro, não! Na maioria das vezes é pura e simples falta de informação.
• Uma vez, participando de uma festa de quinze anos, o casal (pais) fotografaram a mesa onde estavam os alimentos antes que os convidados chegassem, então orientei fotografar o prato de cada convidado, pois cada um se serviria a vontade. Isso foi feito, como uma brincadeira, as fotos não mostravam os convidados, era apenas dos pratos cheios. O interessante é que até hoje eles visualizam as fotos da festa e dos pratos, em muitos casos tentando lembrar de quem era. O que foi feito? Contou-se uma história!
• Variar o ângulo, a posição, como foram feitas na festa, pois nenhuma foto foi feita do mesmo ângulo, plano e posição. Algumas a profundidade de campo quase que inexistente tinham os convidados como fundo, mas não nítidos, característica de fotografia com pouca profundidade de campo.
• Nosso exemplo, simples, poderia ser enriquecido usando-se outros elementos, como uma faca, depois uma colher, uma flor, um guardanapo de papel ou tecido...
• Boa experiência!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo