BalçBranco01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

BalçBranco01

Equipamento > Recursos & Ajustes
• O “Balanço de Branco” ou “Equilíbrio de Branco”, é a mesma coisa, tem a função de permitir ao equipamento aproveitar melhor a luz, seja ela, solar, tungstênio, incandescente, vapor de mercúrio etc.
• O bom ajuste do “balanço de branco” produzirá uma imagem de melhor qualidade e diferenciada, por exemplo, o uso do ajuste errado poderá resultar em uma imagem azulada ou amarelada.
• O problema do balanço de branco é a maneira como os fabricantes de equipamentos trabalham com as opções, como podemos ver nas imagens acima, e também equipamentos do mesmo fabricante tem diferenças, vai depender muito do modelo.
• O modo automático do equilíbrio de branco não é preciso e às vezes comete erro, impedindo um resultado mais satisfatório após a captura, porém, com o avanço da tecnologia ele vem sendo aprimorado. Um bom fotógrafo evita o ajuste automático do balanço de branco (WB Auto ou AWB) a não ser para fotografias de flagrantes com condições diversas de luz, por exemplo, em um salão de festas com luz de tungstênio e também a natural vinda de janelas, portas etc.
• Quanto mais sofisticado é o equipamento, de modo geral, será o balanço de branco.
• Veja alguns resultados com ajustes correto do “Balanço de Branco” e outros incorretos, além do modo auto, do exterior e do interior.
• Em qualquer uma das situações (exterior e interior - durante o dia) é possível perceber as diferenças em cada ajuste do balanço de branco.
• As imagens foram feitas com a câmera Canon PowerShot A620, de 7MP, no modo P. Nenhuma delas passou por tratamento, ajuste, edição, modificação ou retoque, todas são originais da câmera, apenas foi feita a otimização para não ficar pesado para a exibição na internet.
• A maioria dos fotógrafos profissionais jogam uma quantidade bem grande de imagens, chega a 60 ou 70% delas, permanecendo apenas com as melhores. Você não precisa ser tão radical, mas seja rigoroso.
• O mais importante na fotografia é testar, experimentar, dar cabeçada e errar muito, só desta maneira você chegará mais próximo da perfeição, infelizmente ninguém é perfeito.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo