CamadasLayers01A - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

CamadasLayers01A

Cursos & E-book > Camadas-Layers
• Trabalhar com camada não é apenas deixar uma área transparente e sobrepor uma imagem opaca. Existem diversas possibilidades de trabalho e o bom fotógrafo também sabe usar os programas de edição de imagem para tirar proveito de suas possibilidades e resultados diferenciados e inéditos.
• Optamos por trabalhar com o Paint.Net (grátis), mas poderíamos ter trabalhado com o Gimp (grátis e livre), o Corel PaintShop (pago), o Photoshop (pago e caro), entre outros.
• Para este curso usamos um plug-in para o Paint.Net, basta baixa-lo no site deste software. O plug-in utilizado foi o Alpha-Displacement... Ele está em inglês, mas nada impede seu uso, mesmo nos ajustes, pois é totalmente intuitivo e os resultados são reversíveis. Basta fazer vários testes antes de finalizar. Não se esquecer de salvar o trabalho final no formato PNG para garantir a transparência da imagem.
Boa experiência e bom trabalho!
• Acima a tela do Paint.Net na sua última versão.
1. Escolha com cuidado a sua imagem, já imaginando o resultado desejado.
2. Nota: este recurso é bom para salvar imagens ruins.
3. Na “Barra de menu”, clicar em “Efeitos”, no menu aberto clicar em “Alpha-Displacement...”, caso não o localizar é preciso baixa-lo no site do Paint.Net, em seguida instalá-lo.
4. Na janela aberta fazer as suas opções de ajuste, você poderá acompanha-los deslocando a janela da ferramenta “Alpha-Displacement...”. Encerrado o ajuste, “Salvar como...” o trabalho final com outro nome para não perder a imagem original.
5. Restaurar o arquivo original clicando nas teclas "Ctrl" e "Z" simultaneamente para desfazer. Então abrir a imagem salva em PNG. No nosso exemplo, obtivemos o ajuste acima.
6. Clicar na opção da “Barra de menu”, “Ajustes” e no menu que é aberto clicar em “Cor/Saturação...”.
7. Fazer os ajustes necessários, pois existem na janela que foi aberta, várias opções e estas podem ser combinadas.
8. Para terminar, copiar a imagem em PNG, para isso é necessário primeiro selecioná-la, “Ctrl” e “A” simultaneamente, em seguida, “Ctrl” “C”, para copiá-la. Após esta ação abrir a imagem original e no menu “Editar”, clicar em “Colar em uma nova camada”. A imagem semitransparente sobreporá a original criando uma nova. O resultado acima demonstra a mudança em relação ao original e abaixo destes, veja também outros resultados possíveis.
9. Cada foto produzirá um resultado diferenciado e muitas vezes mais interessante do que o de outra imagem. O importante é fazer testes, ou seja, experimentar. Boa experimentação e trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo