CamadasLayers01B - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

CamadasLayers01B

Cursos: Grátis > Camadas-Layers
• Neste segundo exemplo de sobre o uso de camadas (layers), neste curso do site FotoMBoé, será usada a fotografia de uma imagem de Jesus Cristo carregando a cruz. Optamos por esta imagem porque ela é parte de uma cena dramática e com o uso da camada é possível aumenta-la ou diminuí-la.
• Imagens do amanhecer ou entardecer poderão ficar mais dramáticas, mas também pode-se valorizar o céu, a água, uma pessoa, por exemplo.
• O importante é fazer testes e experimentar todas as possibilidades usando um bom editor de imagem que tenha a opção de trabalho com camadas (layers). Na primeira parte (1/10) deste curso citamos alguns.
• Continuamos usando o Paint.Net.
Bom curso e trabalho!
1. Repetir os procedimentos indicados no módulo I com a ferramenta “Alpha-Displacement...”, proceder com os ajustes necessários para seus ideais.
2. Na janela “Cores”, clicar no botão “Mais”, a janela será ampliada e novos recursos surgirão, por exemplo, as cores transparentes.
3. Clicar na cor transparente desejada. 
4. Na área de trabalho, já aplicado o efeito “Alpha-Displacement...”, tem-se a segunda camada com as áreas semitransparentes, a primeira é a imagem original.
5. Com a ferramenta “Balde” ou “Preenchimento” aplicar a cor desejada sobre a área semitransparente.
6. Obtido o efeito desejado, clicar em “Salvar como...” a imagem tingida, com outro nome para não perder a original.
7. Usar as teclas de atalho para selecionar “Ctrl” + “A” e depois, para copiar, “Ctrl” + “C”.
8. Abrir a imagem original e em seguida na Barra de Menu, em “Editar”, clicar em “Colar como uma nova camada”. A segunda camada, semitransparente sobreporá a primeira fortalecendo as cores, ou ainda, até modificando-as.
9. No trabalho sugerido, como já destacamos, ouve o aumento da dramaticidade, ou seja, mudou-se a maneira como será lida.
10. Abaixo a foto original e a editada com o uso de uma camada.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo