Compor01 - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Compor01

Registro Fotográfico > Composição
• Para que o registro fotográfico, independente da modalidade, tenha qualidade é necessário saber compor, a boa composição terá um ótimo enquadramento e será equilibrada.
• Compor não é apenas olhar no visor e escolher uma cena, a partir de um flagrante, observação, pesquisa etc.
• Então, para que a composição fique ótima ou melhor é preciso entender as imagens possuem linhas de equilíbrio, técnica trazida do desenho e da pintura. Estas linhas são retas (inclinadas, diagonais, horizontais, verticais etc.), curvas e mistas.
• Também não há como se esquecer das formas, da perspectiva, distâncias, textura, áreas de contraste, claro e escuro, direção da luz, fonte de luz (natural ou artificial) etc. Todos estes elementos de composição determinam a qualidade final da captura e garantem, quando bem trabalhadas, uma maior qualidade e equilíbrio.
• Uma boa composição as linhas de equilíbrio determinarão um percurso visual coerente e contínuo, bem como garantirão a sustentação das áreas da imagem sem provocar um “peso” maior em uma delas.
• Na imagem acima à direita são vistas algumas linhas de equilíbrio na imagem, é possível perceber que as duas mais fortes, a horizontal e a vertical, sustentam as demais, sejam elas inclinadas, curvas e diagonais.
• São muito fortes as duas principais linhas curvas, são elas que garantem o movimento e o dinamismo da cena, porém são elas que sustentam as duas linhas inclinadas à esquerda e à direita.
• Caso uma das linhas esteja desequilibrada haverá desequilíbrio total na imagem.
• As linhas do equilíbrio garantirão o percurso visual contínuo quando o espectador está visualizando um desenho, pintura e fotografia.
• O desequilíbrio também ocorre quando não há ajuste entre as cores, áreas de contraste cromático e ou de claro e escuro, a dimensão entre as formas e ou objetos etc.
• Nenhuma das imagens aqui apresentadas estão em desequilíbrio, porém o equilíbrio de cada uma delas se dá por uma razão diferente, vejamos:
— A primeira, no alto e à esquerda pelo movimento provocado pela lente e a perspectiva.
— A segunda, da ave, à esquerda, ocorre pela centralização do tema e as áreas de luz e sombra.
— Já a terceira, do gramado, por ele – o gramado e as sombras das palmeiras.
— A quarta, da bananeira, a luz é a maior responsável pelo equilíbrio, pois cria áreas de claro e escuro, ou seja, de luz e sombra. As linhas de equilíbrio formadas pela posição das folhas também são outro fator importante para esta imagem.
— Por fim, a quinta imagem, a da estrada, o grande contraste entre a área de sombra e a iluminada a equilibra, além das formas da área de mato e do percurso em perspectiva gerado pela cerca de madeira.
• O fotógrafo não precisa criá-las durante a captura, pois são intuitivas, no entanto deve-se ter uma preocupação com elas, caso contrário a imagem capturada será ou estará desiquilibrada.
• O fotógrafo, quando da captura, é quem enquadra e determina o que será visualizado na tela de LCD ou visor, mas também, o que o público verá, suas sensações, emoções, a maneira como faz a leitura etc.
• Com o passar do tempo intuitivamente você terá a visão correta do enquadramento, consequentemente, comporá as imagens equilibrando todos os elementos, cores, formas, volumes, áreas de claro e escuro ou de luz e sombra...
• O mais importante é fazer muita experiência, encher o cartão de memória com imagens diversas, mas tomando o cuidado para ajustar o equipamento a cada captura, não sair clicando sem esta preocupação.
• Ler um pouco sobre as técnicas de desenho, gravura e pintura também será um grande auxiliar para se tornar um ótimo fotógrafo e perpetuar verdadeiramente as suas imagens.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo