Conversão01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Conversão01

Monocromia > Converter

Ordem crescente

Uma cor, vários tons I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Mar./18

• Quando se fala em monocromia alguém pode não entender e até afirmar que não gosta desse tipo de imagem, mas acaba mudando de opinião ao ver uma imagem monocromática interessante e que chamou a atenção.
• A conversão da imagem colorida deve ser bem analisada, pois nem todas produzem resultados interessantes. É preciso fazer essa análise no momento da captura fotográfica ou na pós-produção. O olhar é a chave para um bom resultado final, quando se escolhe a cor ideal para aquela conversão.
Quem não tem experiência deve fazer experiências com várias cores e a cada ação "Salvar como..." com outro nome para poder comparar cada uma das imagens teste e preservar a original.
• Vejam esta sequência de imagens convertidas, a partir desta imagem à direita, a original.
• Acima a mesma imagem convertida para escala de cinza sem nenhum outro ajuste, uma imagem desinteressante e pouco atrativa. Caso o contraste fosse aumentado ou as áreas de luz e sombra poderia melhorá-la.
• Para a conversão é importante escolher um software que tenha esta opção, foram usados para este exemplo os softwares pagos Ashampoo Photo Commander, Movavi Photo Editor e o grátis Photo Filtre. Outros softwares grátis: o Paint.Net e o livre e grátis Gimp. Os pagos:  Corel PaintShop e o ACDSee. O resultado em cada um dos softwares, mesmo trabalhando com a mesma cor, é bem diferente um do outro, tudo porque cada programador o faz de uma maneira diferente.
• Muitas vezes, em diferentes editores, uma conversão para o amarelo será produzida uma imagem mais para o próxima amarelado, mais intenso ou não, outro para o alaranjado, até com tons amarronzados.
• Boas experiências e bom trabalho!
Uma cor, vários tons II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr./18
• Nesta matéria são apresentadas duas imagens produzidas em cores e depois via software convertidas para monocromia, para tal ação foi usado o Corel PaintShop (licenciado). É uma ação simples e automatizada.
• O curioso é a qualidade da imagem antes e depois da conversão. A conversão também pode produzir imagens mais tênues, suaves, como ocorreu com a segunda, criando um ar de fantasia. Já a segunda, com uma moldura, além da monocromia em azul, destacou-se a vista, impedindo que o olhar fugisse da imagem.
• São duas conversões diferentes e interessantes, com elas pode-se criar apresentações, imprimi-las em papel, colocar como papel de parede, enquadrá-las...
• Bom trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo