Córrego01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Córrego01

Exemplo Prático > Análise

ANÁLISE

• É interessante observar que nem sempre se faz boas fotografias de córregos, pois geralmente estão entre árvores, arbustos e até limitados por barrancos. Nesses casos a iluminação é precária. Usar o flash deixará a imagem com uma aparência artificial. O problema está nos equipamentos mais simples, pois não há a possibilidade de se ajustar manualmente o balanço de branco, a velocidade de obturação e a abertura do diafragma. A única opção é o ISO e que muitas vezes chega no máximo a ISO 800.
• As câmeras que possibilitam o ajuste manual favorecem uma boa captura, evitando explosões de luz ou sombras duras. Não se apavore, basta fazer o ajuste de sua câmera em um ponto adequado segurando o botão disparador até a metade e depois, sem soltá-lo, deslocar a câmera até o ponto que deseja fotografar. No início provavelmente ocorrerão erros, desastres, mas com o tempo, quando passa a conhecer seu equipamento, esses diminuirão.
• Nos exemplos abaixo, usei a câmera Canon PowerShot A640, fora de linha, que tinha diversos recursos próprios de equipamentos profissionais.
• Aproveite o zoom óptico em algumas situações, mas não abuse. Faça capturas em diversos planos, dos mais abertos aos mais fechados, aproxime-se para fotografar galhos, folhas flutuando, pedras sob a água etc. Também explorar o plano médio, que apresenta bons detalhes do meio ambiente, os planos abertos poderão ser interessantes porque são planos descritivos do meio, mas nem sempre destacam os córregos.
• As duas imagens acima são do mesmo local, mas em planos diferentes com o uso do zoom óptico, não havia como se aproximar sem entrar na água e sujá-la com o levantar da terra no fundo do córrego.
• Nas duas imagens acima é possível perceber a importância dos planos, ângulos e a posição do fotógrafo.
• Explore a luz que supera a cobertura vegetal. Faça dela seu aliado, para isso, não tenha pressa, observe o ambiente e procure um bom ângulo, posição e plano, com ou sem o uso do zoom óptico. Bom trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo