Dicas & Sugestões01 - FotoMBoe

Agosto/2020
Ir para o conteúdo

Dicas & Sugestões01

Cursos & E-book > Dicas & Sugestões
11. Como fotografar flores (Dicas) - Mar./20
• Dicas rápidas de como fotografar flores e melhorar a qualidade de suas capturas fotográficas e para que tenha bons resultados é importante se preparar, ter paciência, analisar as condições de luz onde serão feitas as capturas, se em ambiente externo ou em estúdio etc. No entanto, o principal é saber olhar.
 
001. Equipamento e acessórios:
• É importante ter um tripé com altura ajustável e ou um mini tripé, como opção uma lâmpada para macro (Aquela que é fixada na frente da objetiva para câmeras DSLR com objetiva cambiável. Permite ajuste da intensidade da luz emitida pelas lâmpadas.), para câmeras compactas, smartphones pode se utilizar das lâmpadas de LED para vídeo que podem ser ligadas com pilha ou com uma fonte à rede elétrica, este flash/lâmpada permite a regulagem da intensidade da luz emitida. mais de um cartão de memória bateria ou pilha para seu equipamento. Evitar o uso do flash do equipamento.

002. Análise, leitura e estudo do meio/luz:
• Preparado, iniciar analisando o ambiente, os planos e ângulos para melhor captura. A luz é fundamental, mas cuidado para não fazer sombra com a câmera, portanto tenha paciência, calma e cuidado.
003. Componha a cena equilibrando-a:
• Uma boa composição é uma boa parte do processo de captura fotográfica, ela está associada ao "olhar".
004. Horário:
• Opte por um horário com luz mais difusa ou lateral.

005. Ajustes e modo:
• Fazer os ajustes necessários no equipamento e flash, posição do rebatedor e até o uso de um fundo negro ou outra cor escura, ou o branco quando as pétalas forem escuras. Não usar a mesma cor ou tom das pétalas da flor. Esses ajustes são pessoais e que mais lhe agradam.

006. Close-up ou lente macro:
• O uso de filtros close-up na frente da objetiva (para objetivas cambiáveis de DSLR) é uma boa opção, mas as lentes macro, como a EF 100 mm e a EF-s 60 mm da Canon, por exemplo, são as melhores opções. Pode-se usar os tubos para macro com estas lentes, geralmente vendidos em kits. Dependendo da distância pode se usar o zoom óptico da objetiva, mesmo em câmeras compactas, smartphones ou superzoom.

007. Rebatedor:
• Trata-se de uma excelente solução para o problema da falta de luz ou áreas com grande contraste entre o claro e o escuro. Pode ser uma placa de isopor de um cm de espessura ou uma cartolina cortada, o seu tamanho dependerá do tamanho da flor.

008. Profundidade de campo:
• Mesmo em equipamentos mais simples a profundidade de campo poderá ser pequena, ou seja, o fundo embaçado ou desfocado, será possível usando o modo macro disponível na maioria dos equipamentos. Em equipamentos que permitam o controle da abertura do diafragma não haverá problema.

009. Bloqueador para vento:
• Evitar ambientes com muito vento, quando externo, mas se não for possível providenciar uma proteção, como uma lona plástica que impedirá a passagem do vento, mas cuidado para não bloquear a passagem da luz.

010. O meio ambiente e as plantas:
• Em ambientes externos respeitar a natureza é o mais importante, não destrua seu modelo ou tudo o que está a sua volta.
• Fotos obtidas com uma câmera compacta da Canon, a A640, já fora de linha.
• Bom trabalho e experiências!
Equipamentos, Flash e Difusor - PARTE 002

• O site FotoMBoé lança a segunda parte do curso grátis e básico de fotografia denominado "Dicas & Sugestões", agora estamos no módulo V.
• Dicas & Sugestões tem como meta ajudá-lo no dia a dia de fotográfos e fotógrafas que estão buscando o ineditísmo e a beleza.
Bom curso!

Módulo:
Cs02Md005/05
Grátis



Abrir Módulos:
01 - 02 - 03 - 04 - 05

Equipamentos e Ajustes - PARTE 001

Módulo:
CsMd005/05
Grátis



• O quinto módulo, e último, deste curso, que já está disponível, aproveite nossas dicas e sugestões.
• Dicas & Sugestões é um curso básico e para iniciantes, mas nada impede aquele ou aquela que desejar maiores informações de acessá-lo.
Bom curso!

Abrir Módulos:

01 - 02 - 03 - 04 - 05

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo