Efeito Velho01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Efeito Velho01

Fotos & Efeitos > Efeitos Especiais
Atual e o Antigo I
 
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Abr18
 
• Uma proposta interessante é envelhecer as suas fotos de monumentos arquitetônicos antigos e simular que estão degradadas pelo tempo. Não é difícil, pois é um trabalho de pós-produção via software. Para essa matéria usamos dois softwares, o primeiro o Paint.Net (grátis), que foi utilizado para a maioria das ações, como apagar as áreas quer não poderão aparecer e torná-las transparentes, depois usando a técnica da camada sobrepor na ordem, no nosso exemplo a imagem 3 foi recortada e colocada no fundo, sobre ela a fotografia 3ª, mas abaixo para simular o terreno substituindo as pedras do calçamento. Depois o software Movavi Photo Editor (pago, mas não caro), quando se converteu a imagem final em sépia e por fim acrescentou-se o efeito de danos sobre a imagem.
 
• Com qualquer imagem pode-se criar a sensação de velha ou antiga, basta não ter em sua composição elementos modernos, a não ser que você deseje criar algo surreal.
• Esse tipo de imagem poderá ser utilizada em quadros, painéis, publicações, vídeos, cinema, apresentações, aulas etc.
• Não tenha medo de testar, cometer erros e ter dificuldades. Essas etapas são parte do processo de aprendizado. Literalmente, nos seu aprendizado seja ousado, faça uso de dois ou mais softwares, podem ser todos grátis e ou livres e grátis do projeto GNU de software livre.
• Faça antes a captura de todas as imagens a serem utilizadas, por isso é necessário na pré-produção fazer um planejamento detalhado. Evite usar imagens de terceiros para não ferir os direitos autorais, porém tem muitos sites que oferecem imagens grátis, porém na maioria das vezes estão em baixa resolução, fator que impedirá seu uso em painéis, quadros, quando há ampliação. É possível ganhar dinheiro com esse trabalho. Boas experiências e trabalho!
• O envelhecimento de fotografia atuais não se faz apenas por meio da conversão para o sépia ou escala de cinza, um software muito interessante é o XnRetro, da XnView, o mais importante, é grátis. Você pode colaborar financeiramente com o projeto, mas se não o quiser nada será cobrado. O endereço para download é: http://www.xnview.com/en/xnretro/
• Nem toda fotografia ficará, após a conversão satisfatória, escolha aquela que tem uma luz adequada, boa variação tonal, seja em cores ou em escala de cinza, bom contraste, e modelo que seja adequado para este fim.
• A fotografia abaixo é a original.
O software
• Esta imagem acima é a tela do XnRetro, com a área de trabalho, menus, superior e inferior, barra deslizante de opções, e caixa de ajustes.
• Na imagem, abaixo, pode-se observar que abaixo (2) da barra deslizante (1) existem quatro opções de efeitos, portanto, basta clicar em um deles e terá outros efeitos como, o de luz.
• Na segunda imagem a caixa de ajustes, portanto, é possível fazer ajustes manuais mais precisos e que atendam aos seus desejos e interesses.
• O processo de trabalho é extremamente simples e tudo é intuitivo, nada interfere no fato do software ser em inglês. Até mesmo crianças poderão trabalhar com ele.
• Abaixo, quatro exemplos do efeito envelhecimento, outros são possíveis. Uma boa possibilidade é converter a imagem em escala de cinza ou sépia, ou ainda, em monocromia, só então aplicar os efeitos de envelhecimento.
• Faça suas experiências, selecione os melhores resultados e os imprima em papel. É possível ganhar dinheiro com esses efeitos. Bom trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo