Entendendo01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Entendendo01

Exemplo Prático > Enquadramento

O enquadramento é essencial para a qualidade da imagem e vai depender das intensões do fotógrafo. Quando se deseja uma imagem mais descritiva e de localização usa-se um plano mais aberto.

Ao selecionar os elementos que farão parte da imagem final é necessário já prever o equilíbrio entre todos os elementos do primeiro plano e do fundo, do contrário haverá perda de qualidade.

Esta imagem é descritiva e de localização, por estar em plano mais aberto, mas contém muitos elementos, mesmo os que estão ao fundo fora de foco, pois tiram a atenção do elemento em foco, o bote e a ave.
Isso não quer dizer que não é recomendado fazer esse tipo de imagem, como já destacamos acima vai depender das intensões do fotógrafo.

A câmera utilizada para estas imagens foi uma Canon EOS T4i, com lente zoom 28/85 mm, com ajuste de velocidade de obturação 1/500 s, abertura do diafragma f5.6 e ISO 100.
A imagem foi feita em Bertioga – SP, por volta de onze horas da manhã em dia ensolarado.
A imagem maior foi feita com o zoom em 45 mm. Já a imagem em plano fechado, abaixo, em zoom 85 mm.
Estava com a câmera na mão e em solo.
A mesma imagem poderia ser obtida com uma câmera compacta intermediária com zoom de pelo menos 5X.


Esta imagem é mais detalhada, aguçam as emoções, por ser em um plano fechado e zoom máximo possível com a lente usada.
O pequeno bote ganha destaque e o mesmo acontece com a ave, no entanto perde-se em descrição e localização.
Uma opção pós-captura é fazer recorte com ajuda de um software de edição e tratamento de imagem. O problema é que haverá redução do tamanho da imagem, consequentemente não haverá a mesma possibilidade de ampliação em relação à original.
Nesta imagem não aparecem nenhum dos elementos que interferem, desta maneira a água passa a emoldurar o bote e a ave em seu interior.
Ambas as imagens tiveram seu tamanho reduzido para compatibilizar com uma página da internet.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo