Entendendo03 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Entendendo03

Exemplo Prático > Enquadramento

• Ao compor haverá um enquadramento, em outras palavras, enquadrar é colocar na área do visor ou tela de LCD, os elementos, objetos e modelos que farão parte da captura. Cada um dos enquadramentos contará uma história e trará uma mensagem, portanto, quem visualiza a imagem fará uma leitura, que poderá ser a mesma do fotógrafo ou completamente diferente daquela imaginada pelo fotógrafo.

• Para aprender a enquadrar é preciso fazer testes.

• O enquadramento está intimamente ligado ao plano, o contrário também é válido, pois a cada captura haverá um ângulo, plano e posição diferentes, para produzir resultados distintos. Nas quatro fotografias o elemento principal é fotografado em planos diferentes e para garantir o equilíbrio, uma iluminação semelhante, no momento da composição é necessário selecionar elementos que possam desequilibrar a imagem final, isso é enquadrar.
• Não importa a marca, tipo e o modelo do equipamento fotográfico, a técnica de enquadramento será a mesma, bem como as regras, mas essa última poderá ser quebrada ou desrespeitada, dependerá da ousadia do fotógrafo ou fotógrafa.
• É interessante que a leitura do ambiente por parte de um fotógrafo é diferente de uma fotógrafa, essa diferença de visão, a masculina e a feminina, é que garante a qualidade das imagens. Muitas vezes permitem leituras diferentes de um mesmo ambiente, por exemplo, essa é uma das riquezas que valorizam a fotografia, pois não é uma técnica exclusivamente masculina.
• A fotografia é uma Arte, é também uma Linguagem, portanto uma forma de expressão humana, de comunicação e de leitura. O modo de ver de um homem e uma mulher proporciona após a captura grandes discussões e não a mesmice de alguns anos atrás quando o homem era quase que o único a produzir fotografias.
• Quando fotografamos é preciso, não só conhecer as regras e o equipamento, mas ser sensível ao ambiente e ao modelo, não importando se o modelo é uma criança, animal, planta, alimento, joia etc. A sensibilidade é pessoal e intransferível, por essa razão, o enquadramento e a composição, mesmo quando estejam fotografando juntos.
• A leitura do meio, modelo, espaço, cor, textura ou volume, é individual, vai depender do momento, do estado emocional, da atenção, da vontade, e, também da iluminação, das áreas de claro e escuro, da gradação tonal e das cores, situações externas ao emocional do fotógrafo.
• Em um dia bonito, com céu azul, bem iluminado, dentro do horário de ouro, pode-se fazer uma captura tenebrosa, sinistra, não fotografando acidentes ou desastres, mas selecionando áreas com grande contraste, o contrário também é válido (em um dia nublado ou até de tempestade), por exemplo, a dramaticidade de um raio no horizonte, com céu escuro, mas contrastando com uma área mais clara.
• Nas imagens acima foi variado o plano e o ângulo, bem como a posição, nesse instante não comentaremos os ajustes, importantíssimo para uma boa composição, mas agora é o momento de entender o enquadramento.
• Essa variação permite uma análise mais completa do modelo, mesmo quando ele é parcialmente enquadrado. Um bom fotógrafo procura fazer capturas variadas de um modelo, no exemplo uma edificação, para que seja possível outras leituras quando da visualização. Olhar uma única foto de um monumento tem seu interesse, mas este é momentâneo, já a visualização de várias imagens em planos, ângulos e posições diferentes vai despertar a atenção daquela pessoa que a visualiza, seja quando se recorda uma viagem, numa exposição, em trabalho escolar etc.
• A cidade de Monte Alegre do Sul - SP, tem várias edificações em estilo colonial e é uma cidade pequena e bem agradável, não faltam motivos para uma boa captura. Essa igreja está localizada na praça central daquela localidade. Existe um morro que no seu cume tem a imagem do Cristo Redentor. O acesso pode ser feito a pé, bem puxado, mas também em veículo, lá no alto tem-se uma visão espetacular, de 360º. Uma câmera com um bom zoom óptico, por exemplo, uma superzoom, é possível fazer capturas interessantíssimas. Dependendo da hora do dia elas, as capturas, podem aproveitar a variação da luz, as áreas de luz e sombra, a sombra das nuvens etc. Vê-se a cidade e uma grande área rural.

• Bom trabalho, experiência e capturas!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo