Entender01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Entender01

Direitos Autorais > Garanta-os
Marca d'água - II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./19
• Usar ou não a marca d'água? Essa questão tornou-se uma polêmica, pois a não aplicação facilita o uso indevido da sua imagem, por outro lado, a solução é apresentá-la em baixíssima resolução na internet, softwares simples e grátis permitem uma redução da resolução significativa com pouca perda de qualidade, mas sempre haverá, não pela redução da resolução, pois esta está relacionada à possibilidade de ampliação, mas pela perda de tons e cores ou dos neutros (branco, preto e cinza).
• Software grátis, como o IrfanView, com o plugin Riot DLL instalado, você poderá reduzir sua imagem de maneira a inutilizá-la parcialmente para uso indevido. Acontece que poderão, via software, criar efeitos com sua imagem, por exemplo, transformando-a em P&B, lembrando que o P&B não possui tons de cinza, o que chamamos vulgarmente de preto & branco, na realidade é denominado de escala de cinza, ou ainda, transformando-a em semitransparência, existem muitos efeitos que poderão de certa maneira melhorar a qualidade da imagem e deixá-la boa para ampliação e impressão!
 Bom trabalho!

Como garanti-los?
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Dez/14

• Para garantir seus direitos sobre suas fotos é importante preservar o arquivo EXIF, é necessário não modificá-los, tanto para equipamentos compactos, superzoom, mirrorless, reflex e full frame.
• Para os equipamentos que possibilitam a captura em Raw é importante guarda-los e preservar seus arquivos Exif e só distribuir suas imagens em Jpeg, PNG, Tif etc.
• Não se esquecer de colocar sua marca d’água com seu nome. No arquivo Exif acrescentar seu nome.
• Você pode ainda registrar em cartório um CD, DVD, Blu-ray com as suas imagens gravadas, nesse caso é importante colocar uma etiqueta ou imprimir, com impressora de mídia gravável, antes do registro.
• Outra opção é registrá-las na Biblioteca Nacional.
• Muito cuidado ao armazenar suas imagens online, estes sites podem ser invadidos e suas elas serem roubadas.
• Para maior garantia, criar um arquivo Zip ou Rar, com senha e criptografado, 256 bits é a melhor opção. A data de arquivamento poderá ser útil caso tenha seus direitos sejam desrespeitados.
• Guardar suas imagens em um HD externo e ainda gravá-las em uma mídia gravável. Caso alguém queira fazer uso indevido de sua(s) imagem(ns) será mais fácil provar.

Marca d'água - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
• Como garantir seus direitos autorais é uma situação complexa porque hoje em dia com o desenvolvimento dos softwares qualquer um tem a possibilidade de apagar, por exemplo, a famosa marca d'água. Então como solucionar, como já dissemos na matéria anterior, gravando em mídias permanentes.
• Mas, a marca d'água é ainda uma opção? Na minha opinião, sim! Ela identifica que a obra, fotografia, tem um autor, em outras palavras, um dono. Não irá garantir nada, apenas identificar. Só acho bobagem encher uma foto com muitas marcas d'água, pois elas enfeiam e modificam a leitura da imagem. O ideal é colocar em um dos cantos sua marca e não precisa ter tamanho exagerado e semitransparente, no ajuste, em torno de 60% opaca ou 40% transparente.
• Por que a marca d'água interfere na obra? Uma resposta simples, porque ela desvia o olhar de quem a lê. Esse pequeno desvio tira a atenção do foco principal que é percurso visual proporcionado pela composição.
• Há fotógrafos que colocam sua marca d'água quase que transparentes, ou seja, quase imperceptíveis ao olhar, usando ajuste em torno de 10% de opacidade e 90% de transparência.
•  Bom trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo