Envelhecer01 - FotoMBoe

Novembro/2019
“Fotografar é saber 'OLHAR'!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Envelhecer01

Exemplo Prático > Temas A-J > Antigo
Por: Vivaldo Armelin Júnior
Fevereiro de 2017
 • Apresentação •
• O Site FotoMBoé não é mais um site que exibe fotos bonitas, mas que deseja proporcionar a todo aquele ou aquela que desejam fazer suas capturas fotográficas de maneira a obter melhores resultados e sair da mesmice, do comum, trivial... Para que isso ocorra disponibilizamos cursos grátis e orientações rápidas e simples, como o do envelhecimento de imagens, denominadas foto vintage ou antiga.
• Para esta orientação foi usado o software Ashampoo Photo Commander (licenciado para o proprietário do FotoMBoé). Um software simples, com bons recursos e ferramentas, na sua maioria automáticas, poucas permitem ajustes manuais.
• A vantagem deste software é o custo bem baixo, em algumas promoções sai por 20 a 30 vezes mais barato do que o mais caro e os resultados finais são ideais para uso na internet, impressão em papel, em e-livro (e-book), para painéis, publicações etc. É óbvio que não é um PhotoShop ou Gimp, mas é um bom software, principalmente para aqueles e aquelas que não pretendem se especializar no uso destes programas.
Nota: Não se trata de propaganda, mas sim de apresentar alguns softwares pagos, grátis e livres, que permitam a você "brincar" com suas fotografias e até melhorá-las para serem vendidas em feiras, exposições etc. Bom estudo!
                                            Exemplo I                                            
• Nesta primeira fotografia, acima e à direita, apresentamos duas possibilidade de simular uma imagem envelhecida, mais antiga e que sugira outra época da fotografia. Não é complicado!
• Na área de trabalho de edição clicar na aba "Solução rápida" e em seguida em "Efeitos", no menu que é aberto escolher uma das opções.
Nota: Caso desejar a criação de efeitos sobrepostos é necessário salvar cada um dos efeitos antes de prosseguir com o(s) outro(s).
• A ação é a mesma para todos os exemplos desta página.
• Para preservar sua imagem original é importante e preciso renomear o arquivo de imagem, ela poderá ser usada em outros trabalhos (a original).
                                            Exemplo II                                            
• O segundo exemplo traz outras duas opções de envelhecimento, conhecidas como vintage, ou seja, imagens velhas ou envelhecidas.
• Fazendo uma comparação entre elas observamos que são várias as possibilidades de efeitos especiais para envelhecimento da imagem. Caso não seja reduzido o tamanho do arquivo, reduzindo por consequência o tamanho da imagem, é possível obter excelentes impressões em papel. Dependendo da resolução estas poderão ser até ampliadas com qualidade.
• O importante é testar como cada fotografia reage ao efeito selecionado. Agora, não siga o gosto de amigos, procure agir de acordo com as suas interpretações.
• Ouvir opiniões não é crime, não aceite palpiteiros e palpiteiras. Geralmente aquele ou aquela que conhece fotografia nunca determina, sempre sugere, pois sabe que a decisão final é sua.
• Antes ou após a criação dos efeitos você poderá fazer ajustes e até trabalhar com a ferramenta "Contraste/cor", uma boa opção, pois tem ajustes manuais.
                                            Exemplo III                                          
 
• Observem que a cada exemplo a leitura é diferente, você vai descobrir isso com o passar do tempo e o ganho de experiência, por quê? Nem toda foto ficará boa em um destes efeitos. Um prédio moderno cheio de vidro poderá deixar a imagem sem interesse, perder a mensagem e destruir a leitura inicial. Por isso, é preciso experimentar cada um dos efeitos. Nos exemplos foram selecionadas três imagens e em cada uma delas foi experimentado cada um dos efeitos possíveis, então foi decidido aquele que proporcionou melhores resultados visuais, uma leitura de época e diferenciada, para que despertasse a atenção do observador/leitor.
• Vale lembrar que um leitor também é um observador, porém, nem todo observador é um leitor. Um leitor é preparado para não só ler textos, mas também imagens, como, de um desenho, pintura, escultura, arquitetura etc. O observador, na sua maioria "fica" no bonito e no feio, não sabe interpretar e analisar, portanto ler. Nosso objetivo é possibilitar a chamada leitura midiática, que é bem mais ampla e completa do que apenas o da escrita. Boa experiência e trabalho!
• Fotografias de elementos, monumentos e objetos mais antigos produzem melhor resultado final do que aquelas que contém elementos, objetos e monumentos modernos e contemporâneos. Uma foto envelhecida de veículos com aerodinâmica futurista, edifício com janelas de vidro e grandes avenidas, podem ficar estranhas e sem interesse.
• Arranjos de frutas, com outros elementos antigos, são uma grande pedida, por exemplo, uma panela de ferro ou barro, sobre um fogão a lenha. O mesmo para verduras e outros pratos prontos.
• Fotografia de pintura(s) antigas também produzem resultados interessantes. Um casario antigo é o mais usado. Em alguns lugares você poderá caracterizar pessoas de sua família ou amigos com roupa de uma época, fazer as capturas e depois envelhecê-las com o Ashampoo Photo Commander ou outro software de edição e tratamento de imagens.
• Arranjos com um relógio antigo, aqueles de corrente, um livro também antigo, sobre uma mesa de madeira bruta com ou sem uma toalha, algumas frutas, é uma maneira de produzir imagens interessantes.
• Bom trabalho e experiência!
                                            Exemplo III                                          
• Para este trabalho foi usado o software Movavi Photo Editor (licenciado), tendo como modelo a Matriz Basílica de N. Sra. Aparecida, na Cidade de Aparecida - SP.
• Uma construção antiga e que permite fazer uso de efeitos especiais para envelhecer a imagem. O trabalho foi realizado em dois passos, são eles:
1. Efeito especial e a opção "Méliès", em seguida, após criar o efeito, salvar como, para preservar o original e abrir a imagem salva.
2. Em "Efeito especial", novamente, mas agora na opção "Arranhões", você poderá escolher outra opção. Salvar como, com outro nome e pronto, a sua fotografia foi envelhecida, parecendo uma foto familiar antiga, desgastada pelo tempo.
• Você poderá até imprimi-la em papel e se a resolução for boa, também poderá ampliá-la, criar um quadro, painel, publicar na internet, fazer cópias para um convite entre tantas possibilidades. O importante é ser ousado.
• O Movavi Photo Editor é um software proprietário, portanto pago e de código-fonte fechado, mas não é caro, em época de promoção o fabricante derruba o preço final. Possui boas ferramentas e intuitivas, a maioria automáticas. Não se trata de propaganda, mas exemplo de uso de um software de edição de imagem barato e de qualidade.
                                            Exemplo V                                           
• Para estes exemplos o Site FotoMBoé usou mais de um software entre grátis e pagos (todos licenciados), são eles: Paint.Net, PhotoFiltre, Gimp e FastStone Image Viewer (todos grátis e o Gimp livre) e os pagos (licenciados) Ashampoo Photo Commander, ACDSee Photo Editor 6 e o Corel PaintShop Pro X8.
• O trabalho é simples, pois basta produzir o efeito inicial em um software e depois, após salvar a imagem, abrir em outro e produzir o novo efeito. Importante, para preservar a imagem que deu origem à sobreposição de efeitos usar a opção “Salvar como...” e renomear o arquivo, por exemplo: “Envelhecimento (1)” para “Envelhecimento (2)”, desta maneira você poderá vazer outros testes com diferentes softwares.
• Muitas das propostas aqui apresentadas permitem a produção de imagens diferenciadas e que poderão ser utilizadas para a impressão de painéis, posteres, na internet, em publicações (livros ou e-livros), vídeos, entre tantas possibilidades.
• O mais importante é ser criativo, único e inédito, e a beleza está no aproveitamento das diferentes possibilidades apresentadas por softwares grátis, livre ou pagos. Explore os menus e seus efeitos possíveis, principalmente para aqueles softwares que aceitam plugins, muitos deles grátis, por exemplo, o Paint.Net e o Gimp tem uma grande grupo de colaboradores que produzem plugins interessantes e todos grátis, já os pagos, infelizmente estes também são, em sua maioria, pagos.
• Nosso exemplo explora o envelhecimento, mas é possível produzir imagens com efeitos especiais, ajustes, tratamentos, diversos e assim modificar a maneira de leitura da imagem.
• Uma foto envelhecida trás ao observador um ar de nostalgia, de volta no tempo e até de saudade. Não tenha medo de testar, mesmo em imagens com elementos modernos, o resultado pode ser até curioso e interessante. O bom fotógrafo não tem medo de errar, portanto é ousado, tudo para buscar o ineditismo e o diferenciado em se tratando de imagens fotográficas.
• No campo ou estúdio ele já pensa nas possibilidades para cada fotografia, portanto tem um objetivo, um fator importantíssimo para obter ótimos resultados. Não importa o tipo de equipamento que você tenha, dos mais simples aos mais sofisticados, o importante é ter uma boa resolução final para que possa fazer boas ampliações fotográficas, no mínimo 4 MP, mas o ideal é a resolução de 6 MP ou acima.
• É óbvio que os equipamentos com sensores maiores são os mais indicados, pois os pixels são maiores e capturam a luz com maior qualidade e quantidade de cores/tons, definem melhor as áreas de claro e escuro ou luz e sombra.
• Os softwares livres possuem grande quantidade de opções, todos grátis e de código-fonte aberto, mesmo para o Windows, Mac e Solaris.
• Bom trabalho, capturas e edição!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo