EstiloPróprio01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

EstiloPróprio01

Dicas & Sugestões > Estilo
• Textos e imagens de:
• Vivaldo Armelin Júnior
 Início - 01
O Objetivo - Mar./18
O Objetivo:
• Qual é ou são seus objetivos ao fotografar? O de apenas fazer registros de momentos especiais com maior qualidade ou tem ambições no campo da fotografia? Você precisa ter bem definido qual é ou são seus objetivos, inclusive para definir o equipamento a ser adquirido. Muita gente compra um equipamento fotográfico mais avançado, mas não tem objetivos mais ousados e não vê bons resultados finais nas suas capturas. O erro está em não definir seus objetivos, sejam em viagens, em festas, no dia a dia, no trabalho, na sua igreja, na família… Ter um objetivo é proporcionar capturas interessantes e não cansativas, por exemplo, definindo o que fotografará durante uma viagem com antecedência. Mas não é só isso, os objetivos estão ligados à finalidade daquela captura fotográfica, para registro família, documental – mesmo quando familiar, para seu site, blog, rede social, para uma publicação etc.
• É muito comum as pessoas publicarem nas redes sociais imagens de seus passeios e viagens, mas nem sempre há qualidade nas imagens, mesmo usando equipamentos mais sofisticados e até profissionais. Um dos objetivos de quem fotografa deve ser a qualidade. Um tema complexo, mas não impossível de ser conseguido.
• Bons estudos, experiências e capturas fotográficas!
Anteriores
Em ordem crescente!
 Apresentação - 01
Estilo - Mar./18
• São muitas as possibilidades temáticas de captura fotográfica, diria até que infinitas, para isso é preciso estar atento, ser criativo, observador, ter inspiração e personalidade. É a personalidade a principal motivadora para que cada fotógrafo tenha seu estilo. Aquele ou aquela que apenas registra momentos especiais, incluindo os de uma viagem não tem uma preocupação com um estilo, suas fotos, na maioria das vezes são comuns e pouco interessantes.
• Não basta ter personalidade, é preciso envolver-se com todas as condições acima, no início os olhos não estarão treinados, mas isso é questão de tempo, mesmo quando não se deseja a carreira profissional em fotografia. Existem no mundo todo excelentes fotógrafos, homens e mulheres, que são amadores ou entusiastas que se preocupam com a qualidade final de suas capturas.
• Como toda arte, a fotografia é um processo criativo, que tem suas exigências e a maneira específica para compô-la. A composição também define um estilo.
• O estilo em fotografia, como no desenho, pintura, gravura ou escultura, define sua personalidade criativa e artística, é a sua maneira de trabalhar e compor. Quando alguém olha seu trabalho o identifica de imediato como sendo seu! Você não precisa ficar restrito a apenas um tema ou assunto, pode variar, mas sempre garantindo a sua maneira de registrar. O registro personalizado é literalmente a assinatura de um artista fotográfico.
• Uma palavra mágica para definir seu estilo é ser ousado, buscar respostas e soluções, até chegar a seu estilo. Não tenha medo de errar ou de ousar, tudo é possível, mesmo quando as “regras” da fotografia afirmam que é errado, como em toda arte elas foram feitas para serem quebradas. Agora, não adianta querer desenvolver seu estilo se você não conhece seu equipamento e não explore o que há de melhor e mais avançado nele.
• Com qualquer equipamento, o modo “Auto” é o pior de todos, feito apenas para aqueles e aquelas que são acionadores do botão disparador, ou seja, aqueles e aquelas que acham que a fotografia é apenas o ato de acionar o botão disparador para fazer a captura. E o mais importante, definir um estilo pode ser feito com qualquer equipamento fotográfico, até mesmo com “pinhole”.
•A seguir vamos aprofundar no assunto analisando:  
1. O Objetivo; 2. A área de interesse; 3. Pesquisa; 4. Especialização; 5. O equipamento; 6. A prática; 7. O erro; 8. O erro dá certo! e 9. Conclusão.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo