Estudo01 - FotoMBoe

Setembro/2020
Ir para o conteúdo

Estudo01

Pose
Poses 02 (estudo)
Por: Vivaldo Armelin Jr. – mar./20
• É interessante entender a maneira como fotografamos os pés, pode ser uma captura excepcional ou um desastre. Quando fotografamos os pés muito próximos à câmera e o corpo mais ao fundo haverá uma desproporcionalidade indesejável e sem atrativos visuais, ou seja, a leitura não será agradável.
• Por quê? Os pés aparecerão em tamanho desproporcional e a sola do pé não é tão atrativa como sua parte superior. Um erro que pode ser corrigido facilmente, basta deslocar o pé para o lado de maneira que não fiquem deformado.
• As duas fotos na posição retrato mostram o que ocorre quando os pés estão mais próximos da câmera. A captura destas duas fotos foi realizada em um plano mais aberto para que seja possível entender o contexto, o ambiente e a luz. É possível também fazer a captura ou o recorte fechando o plano sem que apareçam os pés, mas cuidado com a palma da mão também.
• A imagem na posição retrato mostra essa condição de maneira eficaz quando o pé afrente é muito grande em relação à cabeça.
• Como toda regra na fotografia tem sua exceção, é preciso analisar onde está o foco, por exemplo, se o foco está no pé e o fundo está desfocado, pouca profundidade de campo, será possível fazer capturas interessantes, mas para isso é preciso um equipamento que permita o foco seletivo. Bom trabalho e experiência!
• Foi usada a câmera Nikon superzoom, L810, com ajustes padrão.
• Você pode fotografar o boneco na posição horizontal da câmera, conhecida como "paisagem", fotografia acima, ou na posição vertical, conhecida como "retrato", foto à esquerda. A câmera também poderá ser inclinada até 45° ou outro ângulo que desejar.
• Observe que o boneco possui articulação em várias áreas do corpo para que o movimento simulado seja o mais próximo do real, mas não é preciso. Os pés do boneco têm uma placa de metal e a base uma placa com um imã para garantir a estabilidade na posição vertical. Alguns modelos o boneco é equilibrado por um arame grosso e rígido, o inconveniente é que se perde alguns ângulos e posições e, ainda, tem que apagá-lo via software se desejar uma imagem melhor para estudo.
Poses 01 (estudo)
Por: Vivaldo Armelin Jr. – fev./20
• Nesta seção do site FotoMBoé apresento, usando um boneco articulável, muito usado por desenhistas, pintores, escultores, modeladores e, também, por fotógrafos. Ideal para a realização de estudos sobre as posições, esquema de luz, movimentos, ângulos de captura, entre outras possibilidades de estudo.
• O objetivo primeiro é possibilitar uma análise mais detalhada de cada uma das posições, o que é conveniente para uma boa captura e o inconveniente, ou seja, o que deve ser evitado, mas como na fotografia as regras não são permanentes e nem mesmo definitivas, em muitos casos quando quebradas produz-se excelentes capturas fotográficas.
• Serão usados equipamentos variados, dos mais simples aos mais sofisticados, como: smartphones, câmeras compactas simples, superzoom, DSLR de entrada e full frame. Só desta maneira será possível um aprofundamento dos conhecimentos.
• Bom início de estudo!
• Nesta foto à esquerda foi mudado o ângulo e a posição que dependerá do "olhar" de cada fotógrafo ou fotógrafa. O "olhar" é praticamente a garantia de uma boa captura fotográfica, pois não adianta ter conhecimento técnico de ajustes, boas lentes se não souber olhar.
• O modelo, que é útil para artistas de todas as modalidades criativas das Artes, inclusive na fotografia. Após a realização de estudos com os bonecos, ai sim é possível partir para capturas de modelos vivos humanos.
• É importante gastar um bom tempo nos estudos e em seguida analisar as capturas em seu computador ou notebook.
• Caso sua câmera não tenha uma boa distância focal, não desanime, mesmo assim é possível fazer estudos aprofundados com os bonecos. Nesse momento é importante estudar as poses mais eficientes para uma boa captura fotográfica e não tanto com a parte técnica do equipamento, como os ajustes mais precisos, profundidade de campo, iluminação, porém, não deixar de lado a nitidez e o foco.
• Essas capturas foram feitas sem nenhum sistema de iluminação artificial, apenas sob a luz solar de um dia nublado, portanto com luz difusa. Essas preocupações deverão ser analisadas quando baixar as fotos para seu computador ou notebook.
• Não tente analisá-las na câmera ou smartphone, pois a tela é muito pequena e não garante a qualidade da reprodução. No computador ou notebook a imagem é ampliada, condição que permite uma melhor análise e estudo, ou seja, fica mais fácil de corrigir os erros, pois melhora a visualização.
• Nesta matéria tive como objetivo apresentar o boneco articulável, geralmente confeccionado com madeira. Em outras matérias faremos um estudo em determinadas posições, os "erros", mais comuns e os acertos. Também algumas impossibilidades geradas pelo sistema de articulação do boneco.
• Muitos pintores(as), escultores(as), fotógrafos e fotógrafas costumam vestir o boneco, mas essa ação a princípio não é necessária e nem facilita ou melhora os estudos iniciais.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo