Exemplos01 - FotoMBoe

Agosto/2020
Ir para o conteúdo

Exemplos01

Exemplo Prático > Temas A-J > Enquadramento
Por: Vivaldo Armelin Jr.
+++++++++++Monumentos 01+++++++++++
Monumentos 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Abr./20
• A captura de fotografias de monumentos precisa ser bem analisada antes do disparo para que seja possível contar uma história, não importa a finalidade, seja: documental, lazer, familiar, viagem etc. É importante seguir uma sequência, mas o inesperado e o flagrante podem ser a prioridade e depois retornar à sua história.
• As regras em fotografia não são a verdade única, vai depender muito do olhar, dos objetivos, da temática etc. Ousar e inovar é sim a regra mais seguida por quem deseja fazer excelentes capturas fotográficas. Os monumentos arquitetônicos são importantes e parte de nossa história, seja ele milenar, antigo, moderno ou contemporâneo.
• Já destacamos muitas vezes no FotoMBoé que fazer capturas em planos abertos não revelará detalhes importantes e que fazem parte da época da construção do monumento, repito, não importa quando foi construída. A foto de uma porta, janela, fechadura, capitel, coluna ou detalhe dela, de uma escultura, modelação, entre tantos outros detalhes.
• A posição da câmera, horizontal (paisagem) ou vertical (retrato), também deve ser levado a sério e fazer parte da análise, vale lembrar que é possível inclinar a câmera, acima de 30º ou coloca-la na posição diagonal (45º).
• Quando estive em Brasília - DF, não fiquei preocupado com a captura em plano aberto ou panorâmico, quando pude o fiz em planos mais fechados, pois a beleza da arquitetura de Niemayer, na época tinha uma câmera de filme, da Prakitca, modelo TL5.
Usei muito uma teleobjetiva porque nem sempre é possível se aproximar do monumento, mas foi possível fazer ótimas capturas. Com a fotografia digital não há o obstáculo da limitação de fotos, no filme era no máximo 36 capturas, havia a possibilidade de subir para trinta e oito chapas fazendo gambiarra durante a fixação do filme no interior da câmera. Hoje, com o cartão de memória é possível tirar uma grande quantidade de fotos e aumentar as possibilidades de registro, ou seja, contar uma história. As imagens são apenas um exemplo, o olhar é pessoal e diferenciado, por essa razão, é importante desenvolver seu “olhar” para deixar de ser um mero acionador do botão disparador. Boas experiências e trabalho!
• O mais interessante é que se houver erro há a possibilidade de corrigi-lo no computador ou mesmo no software que acompanha a câmera e são vários softwares de qualidade, pagos ou grátis e ou livras. Boas experiências e trabalho!
  Macrofotografia 01   
• Neste mês apresentamos exemplos de macrofotografia, esta técnica e plano fotográfico não se restringe apenas a imagens de insetos, moedas, selos, mas também de flores, pequenos objetos, circuitos impressos, ponta de lápis ou caneta, entre tantas outras possibilidades. Por essa razão, o Site FotoMBoé, que tem como missão orientar todo aquele e aquela que desejam ingressar no mundo da fotografia para que saia do amadorismo, em outras palavras, deixem de ser apenas acionadores do botão disparador.
• A macrofotografia poderá ser feita com modelos diversos, por exemplo, os doces de uma festa de aniversário, um lanche mordido, bastando ser criativo e observador para conseguir imagens inéditas e interessantes. Ainda, a macrofotografia poderá ser de brincos, anéis, alianças, ou seja, pequenos adornos femininos ou masculinos, bem como, de detalhes pequenos de uma edificação, trincos, fechaduras, maçanetas, aldravas etc.
• Procure outros exemplos na internet e com sua iniciativa passe a observar com mais atenção os detalhes menores de vários elementos da natureza e também dos artificiais. Seja criativo! Boas experiências!
  Usando zoom 01   
• Os fotógrafos de férias, que buscam apenas o registro de memória e são meros acionadores do botão disparador, geralmente perdem muitas oportunidades de registro em planos, ângulos e posições diferentes, mesmo usando celulares, tablets, smartphones... O registro fotográfico ganha força quando o fotógrafo se preocupa com o enquadramento, não adianta ser um expert nos ajustes se não souber procurar novas possibilidades de captura fotográfica.
• Nestes exemplos apresentam-se imagens com diferentes olhares, a primeira, numa mesma posição e apenas usando o zoom óptico, já a segunda, mudou-se o ângulo e posição. É possível integrar os dois e conseguir novos resultados, muito mais interessantes e marcantes para uma futura recordação.
• Bom trabalho!
  Quanto ao plano, ângulo e posição 01   

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo