Flores Close-up 01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Flores Close-up 01

Exemplo Prático > Plantas

Flores - Close-up - 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• Para fotografar flores é necessário ter alguns cuidados importantes. Esses cuidados vão desde o local e o horário até o tipo de equipamento. É necessário ter um equipamento que permita foto a menos de 30 cm do modelo, seja no modo normal ou macro.
• Evitar tirar as fotos de cima para baixo, portanto sempre que for possível faça a captura na altura da flor e frontalmente, no entanto, dependendo da fonte de luz será possível obter imagens diferenciadas, interessantes e de qualidade colocando-se abaixo ou até atrás da flor, por exemplo, a luz promove uma transparência interessante nas pétalas.
• É possível usar o zoom, quando este tiver uma boa ampliação, 5X ou mais. Os equipamentos compactos simples na maioria das vezes não permitem a captura deste tipo de imagem em função da distância focal mínima.
• Quando as fotos forem em ambiente externo e houver vento pode-se improvisar uma proteção para que seja possível fazer a foto. Uma folha de papelão ou até papel sulfite pode ser o suficiente.
• Em muitas situações é recomendado o uso de tripé (normal ou mini) ou monopé.
• As câmeras superzoom geralmente tem boa distância focal (normal ou macro), mas sem o uso do zoom. Com estes equipamentos, que possuem zoom de 15X ou acima, permitem fotos feitas à distância usando o zoom. No entanto essa condição fará com que a imagem perca em volume, ficando mais chapada.
• Para as câmeras reflex ou full frame é possível usar um tubo de extensão para macro fotografia. Estes permitem uma aproximação maior, ou seja, uma distância focal mais próxima do modelo. As lentes fixas (não zoom) se adaptam melhor a esse assessório. O uso de tripé (normal ou mini) nessa situação é recomendado. Apoiar o equipamento também é possível. O inconveniente é que esse acessório diminui a quantidade de luz que adentrará a câmera. Para solucionar esse problema é importante trabalhar com velocidade de obturação menor, abaixo de 1/100 s. Ajustar o ISO para mais alto se o ambiente estiver pouco iluminado e ainda, fazer ajuste de compensação "EV" para +1, +2 ou +3, dependendo da iluminação.

• Imagem obtida com a câmera Pentax, de 6 MP, modelo Optio E10, que permitia imagens a menos de 10 cm.

• Esta imagem também foi feita com a Pentax.

• A câmera utilizada para esta captura foi uma Canon A610 de 10 MP, com distância focal mínima de 1 cm no modo macro. Por esse motivo que foi possivel fazer esta imagem.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo