Foco001 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Foco001

Exemplo Prático > Na prática

FOTO ORIGINAL

FOTO
Correção do Foco

• Esta foto 6 MP de resolução e capturada com uma Pentax Optio E10, de resolução máxima de 06 MP (2816 x 2112 pixels), portanto uma imagem de boa resolução e consequente qualidade cromática por ter um sensor maior. A imagem original está fora de foco, um problema que muitas vezes impede até a impressão. Não há como fazer milagre, mas esse erro pode ser corrigido parcialmente, condição que poderá provocar outros excessos.
• Foi utilizado o Ashampoo Photo Commander 10, um software pago, mas bem barato e que produz resultados satisfatórios. Seu preço está por volta de US$ 10,00, em real nR$ 27,00.
• Para conseguir um resultado melhor foi prociso repetir a operação duas vezes.
• A imagem abaixo ficou melhor, ou seja, melhorou o foco, mas a intensidade das cores subiram um pouco.
A profundidade de campo valorizou mais a flor em primeiro plano após melhorar o foco.
• Vale destacar que hoje equipamentos de baixo custo, mesmo com sensores pequenos, são mais eficientes na captura da luz e cores e tem resolução acima de oito MP. Uma câmera fora de linha como essa Pentax ainda produz resultados surpreendentes e não deve ser simplesmente descartada.
• Trata-se de um ajuste interessante para uma publicação, slide show em CD, DVD ou Bluray, porta retrato digital, impressão com ampliação, internet, vídeo etc.
• Não modificamos a colocação da imagem original, que preserva as mesmas características provenientes da captura.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo