Foto02 - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Foto02

Registro Fotográfico > Selfie
• Uma brincadeira que virou mania, é o selfie, praticado por homens e mulheres de idades bem variadas, mas são as crianças e jovens os maiores adeptos. O problema é que na maioria das imagens há igualdade, ou seja, não se diferenciam uma das outras.
• Sejam selfies feitos com celular, tablet, smartphone ou uma câmera fotográfica digital compacta, as caras e bocas se repetem e quando alguém diferencia, todo mundo copia, porque geralmente são disponibilizadas na internet, nesse caso o mundo aproveita.
• Inovar é difícil, pois a maioria dos fotógrafos do acaso não conhecem, dominam ou entendem as técnicas para fotografar, são portanto os famosos acionadores de botão disparador.
• Nas imagens abaixo apresentamos alguns exemplos que podem melhorar suas capturas.
• Não fazer fotos apenas no modo retrato (vertical), mas também no modo paisagem (horizontal) e para diferenciar em outras situações no modo inclinado ou diagonal.
• Nesta imagem o rosto é o destaque e nem mesmo o fundo interfere na imagem. O interessante é que o olhar não está dirigido à câmera, pose incomum para esse tipo de captura, mas extremamente interessante.
• Outra imagem em que o olhar não está voltado para a câmera e mais uma vez o fundo não é parte principal da cena, pouco interferindo nela. O destaque ficou para a modelo.
• Nesta imagem o fundo tem grande influência, destacando a modelo. Uma imagem também diferenciada, pois mais uma vez a modelo não olha para a câmera. Até aqui, são três exemplos com expressões e ângulos diferentes e nenhum deles de cima para baixo, outra “mania” desta técnica.
• Nesta imagem um erro grave, pois o letreiro ao fundo, na parede, tira a atenção do modelo, uma solução seria desfocá-lo, diminuindo assim a profundidade de campo.
• Nesta duas imagens pode-se perceber a diferença entre uma profundidade de campo menor e uma maior, ou seja, a segunda o fundo está em foco, bem definido. A vantagem em algumas situações é valorização do modelo com o desfoque do fundo (primeira imagem à esquerda), mas é importante lembrar que em fotografia toda regra ou lei está ai para ser quebrada, a palavra-chave é experimentar e ousar.
• A posição retrato, no caso desta imagem, valorizou-se a posição da modelo, destacou suas formas e valorizou o fundo, um muro de pedra. Muitas vezes ser comum é uma oportunidade de diferenciar, mas veja que a modelo não tem nenhuma parte de seu rosto voltado para a câmera. Não ser comum é procurar posições e ângulos diferentes, em algumas situações até usando o pau de selfie. Uma boa pedida nessas situações é utilizar o temporizador com retardo de disparo em torno de 10 segundos ou um pouco mais, porém não muito mais.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo