Hist1500A1Aa - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Hist1500A1Aa

História > 1500 d.C.

1500 (C)

• O grande Leonardo Da Vinci (1452-1519), um italiano, que foi um dos precursores da fotografia quando estudou e trabalhou com a caixa escura. Seu estudo foi baseado nos efeitos visuais provocados pela luz ao adentrar o interior da caixa escura quando a imagem é projetada no lado oposto ao furo (
orifício), no fundo, onde a imagem está invertida. Foi um dos artistas que a utilizava para produzir os desenhos para suas pinturas, mesmo com a imagem invertida, talvez seja por esse motivo que tinha o hábito de escrever invertido (espelhado). Foi pesquisador, filósofo, cientista, pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, alquimista, entre outras especializações. Abriu as portas para os pesquisadores voltados aos estudos sobre fotoquímicos da época. Não foi apenas ele que se beneficiou da caixa escura, outros desenhistas e pintores produziam seus trabalhos no interior de uma caixa escura e depois a pintavam fora dela. Não havia ainda a sensibilização do suporte, mas sim, a reprodução da imagem projetada desenhando. Uma folha de papel era fixada no fundo da caixa escura e sobre ela era desenhado, quando reproduzido no suporte final era invertido para a posição normal.

1515

Leonardo Da Vinci, pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, inventor, entre outros atributos comprova cientificamente os princípios e resultados da câmera escura, suas possibilidades para a pintura. Esta mais tarde seria utilizada para obturar a luz em uma câmera fotográfica.

1521

• O Monge Papnutio de Cesare Cesariano, católico, faz a descrição de uma câmera escura na obra "Commetaires de Virtruve".

• Nesse mesmo ano Francesco Mourolico de Messina realiza uma grande pesquisa sobre a ação da luz no interior da caixa escura. Foi publicado apenas em 1611.

1527

Johann Heinrich Schulze, professor alemão descobre acidentalmente que o nitrato de prata sob a luz escurece, porém não conseguiu avançar nas suas pesquisas, apenas no século XVII é que essa descoberta tem resultados a favor da descoberta da fotografia.

1528


• No ano de 1528 um alquimista, ainda não identificado por nós, em suas experiências descobre que o cloreto de prata ao ser exposto sob a ação direta da luz solar escurecia (
enegrecia), mas não pode determinar nenhuma utilização prática para o fenômeno.

1544

No ano de 1544, o físico e matemático Reiner Gema Frisius, holandês, relata o uso da câmera escura, quando estava em Louvain, na Bélgica, na observação, análise e estudo de um eclipse.

1545

• Já no ano de 1545, o físico e matemático Reiner Gema Frisius, holandês, após estudos produz o primeiro gráfico ou ilustração demonstrando como ocorre a projeção da luz no interior da câmera escura.

1553

• Giovanni Battista Della Porta publicou o documento "Magia Naturalis" sobre os efeitos da luz e a câmera escura. É considerado o inventor da câmara escura, mas já é sabido que sua descoberta é bem anterior. Outro problema está nas suas descrições, algumas irreais e inverídicas.


1558

• Giambatista Baptista Della Porta (?1541 – 1615), italiano, físico e matemático, em 1558, seguindo os gráficos de Reiner, aprofundou-se nos estudos e produziu um novo gráfico contendo as características da câmera escura e o efeito óptico em seu interior. Vale destacar que ele tin há por volta de dezesseis a dezoito anos de idade na época.

• Esse ano foi fecundo para a fotografia, pois o físico, matemático e médico italiano Girolamo (
Gerônimo) Cardano  (1501 – 1576), após longo estudo obtém a solução para a nitidez da imagem no interior da câmera escura, para isso usou lentes sobre o furo ou orifício (obturador).

• Ainda nesse ano, Danilo Barbaro, em seu livro "A prática da Perspectiva", descreve que o fenômeno no interior da caixa escura poderá produzir imagem de melhor qualidade quando o furo tem um tamanho adequado ao tamanho da caixa escura. Nas suas pesquisa descobriu que a variação do tamanho do furo ou orifício produzirá uma imagem com melhor ou pior qualidade em relação à nitidez.

1568

• Daniello Barbaro descreve o uso de um quarto escuro como uma grande câmera escura, onde usando uma folha de papel branco afrente de um orifício na janela projeta a imagem sobre ele.


1580


• As câmaras escuras estudadas na época eram grandes, no ano de 1580, Friedrich Risner descreve o esquema para a confecção de uma câmara escura bem menor do que as existentes, mas ainda bem grande para as encontradas nos nossos dias. Seu livro só foi lançado em 1606, quando Friedrich já estava morto.


SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo