IlumNatural01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

IlumNatural01

Equipamento > Compacto

Iluminação Natural - 01
Câmeras compactas simples,
intermediárias e avançadas.

• Os equipamentos compactos também poderão produzir boas imagens em ambientes internos, mesmo sem flash ou iluminação especial.
• No exemplo, com uma Canon PowerShot A810. Um equipamento que produz imagens com resolução de 16 MP e sensor de aproximadamente 7,6 mm na diagonal.
• Em nenhuma imagem foi usado o modo macro.
• Por usar apenas a luz dura vinda de ambiente externo as sombras são marcantes, porém é possível fazer ajustes com um bom software grátis, como o Gimp, Paint.Net, PhotoFiltre, PhotoScape etc.
• Para produzir esse tipo de imagem é importante ter um fundo infinito, por exemplo, uma placa de EVA, cartolina, uma toalha lisa de mesa etc.
• Se o dia estiver nublado ajudará na iluminação, porém é interessante fazer uso de um rebatedor branco ou metálico (prateado). Para confeccioná-lo basta ter uma folha de papel sulfite branco, uma placa de papelão rígido ou madeira. Colar a folha de papel sulfite ou papel alumínio sobre a placa e coloca-la durante a captura do lado oposto à fonte de luz.
• Equipamentos compactos simples não são ideais para este tipo de imagem, pois a distância focal destes é maior de 50 cm, mesmo no modo macro.
• No software o ajuste mais preciso é o manual e não o automático, condição válida também para os softwares pagos e caros.
• As capturas poderão ser feitas com o auxílio de um tripé ou na mão. Nos exemplo, todas as capturas foram com o equipamento na mão.
• Boas experiências!

  • Vamos começar pelas câmeras compactas simples, elas são as piores opções, a não ser para aqueles ou aquelas que querem aprender e para crianças. Como já destacamos, elas tem sensores pequenos e que capturam uma gama menor do espectro luminoso (consequentemente menor quantidade de cores), não possuem diafragma, o obturador é simples e de baixa qualidade, as lentes são ruins, o flash embutido tem pouco alcance, geralmente até um metro e meio, não possuem zoom óptico. Não são resistentes à queda, choque e à água. Mesmo tendo uma resolução elevada isso não significa qualidade final da imagem, muito ao contrário, a qualidade final é ruim porque o valor elevada da resolução ocorre por interpolação, ou seja, por meio de um software (método artificial). As ampliações não tem qualidade, brilho, boas áreas de contraste, variação cromática e tonal baixa, pouca nitidez etc. Usam apenas pilhas alcalinas ou recarregáveis.

  • Por sua vez, as câmeras compactas intermediárias tem a desvantagem de não possuírem recursos mais arrojados, geralmente usam pilha de alcalina, recarregáveis. Alguns modelos usam bateria, mas a desvantagem é que acompanha o equipamento apenas um jogo de bateria. O zoom óptico é de pouco alcance e geralmente poderá ser utilizado integrado ao zoom digital. Este último deve ser evitado pela qualidade final da imagem, pois o zoom digital apenas recorta uma área da imagem criando a sensação de ampliação.

  • Já as câmeras compactas avançadas tem a desvantagem seu peso, tamanho e a grande quantidade de recursos. Como os manuais sempre são ruins, mal escritos e difíceis de serem entendidos, dificultando o ato de aprender a utilizar os recursos disponibilizados e exigir maior tempo de aprendizado. Não é um equipamento para aqueles que são acionadores do botão disparador, pois utilizá-los no modo automático é jogar dinheiro fora. O preço final é outro inconveniente, muitas vezes sendo mais caro do que um equipamento reflex (aqueles que tem lentes intercambiáveis).

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo