Início - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Início

DSLR
Em ordem decrescente!
Ajustes I
Abertura do diafragma e veloicidade de obturação
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Set./18
• Nos equipamentos de entrada e full frame, com lentes cambiáveis, bem como os mirrorless, é possível trabalhar de diversas maneiras os ajustes e cada um, um novo resultado. Porém, é preciso ler com atenção o manual do fabricante de seu equipamento porque cada um deles possibilita de maneira diferente estes dois ajustes, mas eles deverão ser acessados de acordo com o modo escolhido. Imagem exemplo à direita.
• A velocidade de obturação vai variar de acordo com a iluminação, o ISO e a abertura do diafragma. Todos já explicados em outras matérias oferecidas pelo Site FotoMBoé. Um ajuste inadequado pode produzir imagens excelentes, mas o contrário também pode acontecer quando eles, ajustes, não forem adequados. Veja as imagens abaixo.
• A imagem à esquerda está superexposta, diferentemente, a imagem à direita está subexposta. A última, abaixo e ao centro tem os ajustes velocidade de obturação e abertura do diafragma bem ajustados e atendem às necessidades do ISO escolhido.
• Boa leitura do manual e experiências!
Fabricantes de DSLR I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18
Canon, Fujifilm, Hasselblad, Nikon, Olimpus, Pentax, Samsung e Sony.
• Acima os maiores fabricantes de câmeras digitais DSLR, todos produzem ótimos equipamentos e acessórios. Não é o nosso objetivo determinar ou indicar o melhor fabricante, mesmo porque, é a sua necessidade que o levará a aquisição do equipamento que melhor atenderá a seus ideais compositivos.
 
• Os maiores na atualidade são: a Canon, o maior fabricante, a Fujifilm, que vem crescendo no mercado, a Hasselblad é destinado a profissionais e são equipamentos sofisticados, Nikon, que passa por uma crise e está deixando o Brasil não vendendo mais equipamentos, a Olimpus, tem ótimos equipamentos e interessantes, Pentax, para profissionais, preços elevados, a Samsung, outro fabricante que está crescendo muito, e, por fim, a Sony, com certeza a que mais cresceu no mundo.
 
• A câmera DSLR tem que atender às necessidades do fotógrafo ou fotógrafa em todos os sentidos, como, disponibilidade de lentes, filtros, bateria, flash etc. Também seu destino, por exemplo, para estúdio, campo, subaquático, esporte, entre outras opções.
 
• Nesse caso a resolução é importante quando se deseja realizar grandes ampliações. Esses equipamentos geralmente têm dois tamanhos de sensor, os médios, bem maiores do que os existentes em câmeras compactas, mesmo as superzoom, celulares, smartphones, tablets etc. Os equipamentos de entrada têm sensor medindo aproximadamente 24 x 15 mm, cada fabricante tem sua medida. Já, as full frames, tem o tamanho aproximado de 35/36 x 24 mm. Como os pixels são maiores, a qualidade da imagem muito é melhor do que os modelos mais simples.
 
• As câmeras reflex DSLR de entrada são as mais indicadas para quem está iniciando. Você pode comprar lentes, mas esteja atento, caso queira iniciar com equipamento full frame, não é toda lente que é compatível. Geralmente os equipamentos de entrada tem lentes que cortam a imagem capturada (crop) e essas não são compatíveis com equipamentos full frame.
 
• Para finalizar, verifique antes de comprar diversas lojas, pois tem algumas que exageram no preço. Se possível evite financiamentos, pagar à vista é a melhor opção, pois facilitará a aquisição de lentes, do flash, cartões de memória extras, bem como de baterias extras, entre outros. Boa aquisição!
Foco e
Profundidade de Campo I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18

• Quando são feitas capturas próximas ao modelo geralmente a profundidade de campo é média ou pequena, tudo vai depender do ajuste do diafragma, quanto mais aberto menor será a profundidade de campo, "f stop" menor. Por sua vez, quando a profundidade de campo for maior a abertura do diafragma será menor, "f stop" maior. O ponto de foco definirá o elemento do modelo que se destacará, é preciso destacar que se o modelo for um pequeno pássaro ou um inseto o foco deverá ser nos olhos. Em uma planta a escolha do foco será de acordo com a ideia de composição do fotógrafo ou fotógrafa.
• As três imagens feitas com uma lente 70 - 300 mm, usou-se o zoom máximo, com a câmera Canon 60D. A primeira fotografia, acima e à esquerda, foi feito os seguintes ajustes, ISO 250 (o mesmo para todas as três fotografias), abertura do diafragma f/5,6 (mais aberto), modo manual, velocidade de obturação 1/640 s (mais rápida). A segunda imagem, à direita, teve os seguintes ajustes: abertura do diafragma f/11 (mais fechado), modo manual, velocidade de obturação 1/125 s (mais lenta). Por fim, a terceira imagem, abaixo e à esquerda, com os ajustes: abertura do diafragma f/11 (mais fechado), modo manual, velocidade de obturação 1/200 s (intermediária).
• Caso o fotógrafo opte por usar o modo automático, isso significa jogar dinheiro fora, raramente conseguirá esses resultados, mas também não precisa usar apenas no modo manual, pode optar, no caso da Canon, pelo "P", "AV" e "TV", estes definem prioridades, assunto para outra matéria, por essa razão, é importantíssimo ler o manual fornecido pelo fabricante.
• Com uma DSLR ou Mirrorless, não importa o fabricante e o modelo, é preciso ousar, experimentar, cometer erros, ir contra as regras, só assim os resultados aparecem. A fotografia é uma expressão artística, uma linguagem e um meio de comunicação, o bom fotógrafo sabe que ao fazer suas composições está criando uma obra de arte.
• As configurações aqui apresentadas, em todas as capturas, atenderam às necessidades daquele momento, desta maneira, são apresentadas como exemplos. Tudo vai depender da luz, seja ela natural ou artificial, ou ainda, ambas, da posição da fonte de luz, da distância e o tipo de lente utilizada.
• Resultados diferentes podem ser obtidos com outras lentes, esta lente 70 x 200 mm é uma lente escura, as da série branca (série "L") são mais claras, mas mais caras. O modo macro pode ser obtido com este tipo de lente. Existem outros fabricantes de lentes, compatíveis com os equipamentos mais comuns que permitem o modo macro. A lente da Canon a distância mínima é de 1,50 m aproximadamente.
• Bom trabalho e experiências!
DSLR - Início
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
 
• As DSLR têm duas especificações básicas, as de entrada, com sensor "APS-C", geralmente entre 24 e 14 mm. Já as profissionais, com sensor "full frame", geralmente entre 36 x 24 mm. Estas medidas são variadas de acordo com o fabricante e o modelo do equipamento. É o sensor, ou melhor, é o tamanho do sensor que define a qualidade da imagem. É simples, quanto maior o tamanho do sensor, maior será o tamanho de cada pixel, portanto, maior será a captura dos raios luminosos e suas cores. Quanto menor o sensor a captura dos raios luminosos e suas cores também será sua captura. Não se deixem enganar quando for comprar seu equipamento e o vendedor lhe oferecer resolução como qualidade, pois a qualidade está no tamanho do sensor, a resolução define o tamanho da imagem e suas possibilidades de ampliação.
• As DSLR, não importa o fabricante, você poderá optar por trabalhar em um dos modos oferecidos e até no manual. Mas o que são os modos?
Modo de Captura/Exposição
Canon
Nikon
Sony
Fujifilm
Observação
Programa
P
P
P
P
Neste modo a câmera ajusta quase tudo, mas deixa alguns ajustes para o fotógrafo, por exemplo: do ISO.
Prioridade de abertura
AV
A
A
A
A   abertura é realizada pelo fotógrafo, ou seja, o ajuste do f/stop, os demais   ajustes são feitos pelo equipamento.
Prioridade de obturação
TV
S
S
S
A velocidade de obturação é feita manualmente, os demais ajustes pelo equipamento.
Manual
M
M
M
M
Totalmente   controlado pelo fotógrafo.
Automático
Auto
Auto
Auto
Auto
Quase que todos ajustes são feitos pelo equipamento.
1. As explicações estão de maneira simplificada, leia com atenção o manual oferecido pelo fabricante de seu equipamento.
2. Disponibilizamos as identificações de modos dos quatro principais fabricantes, mas existem outros, como: Panasonic, Pentax etc.
• As DSLR são reflex, possuem um espelho para permitir a visão em um visor ocular e quando do disparo ele se fecha para que a luz passe em direção ao sensor. Por segundos o fotógrafo perde a visão da imagem. A imagem no visor é a mesma que atingirá o sensor, ou seja, a que será capturada.
• Tem objetivas cambiáveis, mas como cada fabricante desenvolve o sistema de encaixe próprio, elas não são intercambiáveis, mas com um adaptador essa ação será possível. São vários os modelos e tipo de objetivas, das mais simples até as mais sofisticadas e caras. Por essa razão, não saia gastando dinheiro com objetivas, defina o tipo de fotografia que deseja produzir e só então comece a compra parta não jogar dinheiro fora com uma objetiva que não lhe será útil ou de uso esporádico.
• Para o seu primeiro equipamento faça economia, um reflex de entrada já é suficiente, com o aprendizado, aí sim invista em um full frame. Aprenda a parte técnica referente aos ajustes e modos oferecidos pelo seu equipamento, bem como a compor, treine seu olhar, concentre-se no que está fazendo e acontecendo à sua volta. Os bons fotógrafos sempre estão atentos para que possam produzir imagens de qualidade.
• A lente básica já é uma boa opção para aprendizado, com o tempo você poderá adquirir outras lentes zoom ou fixas. Boas experiências!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo