Joaquim Egidio-SP-01a - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Joaquim Egidio-SP-01a

Turismo Fotográfico > Imagens Br
• Joaquim Egídio é um distrito de Campinas – SP, fundado em função da ferrovia que atendia no século passado a região. Naquela localidade, bem pequena, tranquila e com muito verde, pois é área de proteção ambiental e de manancial, tem muitas possibilidades para capturas fotográficas, desde as edificações do centro, uma rua de terra margeada por muito verde, que é interditada aos veículos, é usada para caminhadas, ciclismo e montaria. São exatamente mil e quinhentos metros. Esta rua fica muito próxima do centro, vale pela visita. Também tem o Morro das Cabras, onde está localizado o Observatório Municipal de Campinas, o único pertencente a um município.
• Para alimentação existem vários restaurantes e que oferecem boa comida. O maior movimento é nos finais de semana e feriados.
• Pela quantidade de verde é um local bom para fotografar pássaros.
• O equipamento usado por nós foi a câmera Canon EOS 6D e duas lentes, a 28-135 mm macro e a 70-200 mm, ambas com para-sol.
• Com uma câmera compacta em que o zoom óptico seja superior a 10X ou uma superzoom é possível fazer excelentes fotos. Uma câmera superzoom de 25X ou 30X permitirá a captura de pássaros, mas não se esqueça do tripé ou monopé.
Joaquim Egídio
Campinas - SP
• Em uma localidade como Joaquim Egídio trabalhar com os planos e ângulos farão com que suas imagens sejam diferenciadas, mas é preciso saber ajustar o ISO, a velocidade de obturação, o EV (compensação), abertura do diafragma, o balanço de branco entre outros.
• O zoom deve ser sempre o óptico, evite ao máximo o zoom digital, pois essa diminui a qualidade da imagem final. Quanto maior o zoom óptico a quantidade de luz que adentrará o objetiva, seja de uma câmera compacta, superzoom, mirrorless, reflex de entrada ou uma full frame, será menor e o ângulo de “visão” será mais fechado.
• Qualquer balanço da câmera poderá produzir uma imagem tremida.
• Os planos mais abertos proporcionarão uma leitura descritiva do ambiente e quanto mais fechado a leitura será mais emotiva. O emocional ocorre porque os detalhes estão em destaque, próximos. Uma flor visualizada à distância não provoca a mesma emoção se visualizada bem próxima. Optar por um dos planos, usando ou não o zoom óptico, vai depender da sua leitura do meio e da oportunidade casual, mas é preciso estar atento e observar com atenção tudo a sua volta.
• O melhor ângulo vai depender mais uma vez da sua leitura do meio, mas é preciso experimentar todos, mesmo que depois você descarte as imagens que na sua opinião não ficaram boas.
• Não se inibir por sentar-se no chão ou até deitar-se, subir em um barranco, pedra, por exemplo, para buscar o melhor ângulo e plano, então faça a composição, opte pelo plano, se usa ou não o zoom, entre outras opções.
 
• Aproveitar a luz da manhã ou do entardecer, os chamados horários de ouro, é a melhor opção, mas em muitas situações a luz da metade do dia poderá favorecer a captura de imagens, onde há muita vegetação, com efeitos luminosos sobres as folhas e flores.
• Em Joaquim Egídio é grande a quantidade de árvores e outras plantas. Essa condição favorece capturas de aves e até insetos.
• Outra consideração importante refere-se ao uso do flash onde há grande concentração de plantas para evitar as sombras duras ou ter que elevar o ISO, mas é recomendado que se use um difusor ou um rebatedor para flash. Para uma câmera compacta a solução é usar um lâmina de papel vegetal ou manteiga afrente do flash, bastando fixá-lo com uma fita adesiva plástica.
• Para concluir, seja observador, ousado e paciente!
 
• Boas fotografias!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo