Linguagem01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Linguagem01

Registro Fotográfico
 Linguagem Fotográfica 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. Fev./17
• A fotografia como as Artes Plásticas, as Artes Musicais, o Teatro, as Artes Cinematográficas, por exemplo, é uma Linguagem. A Linguagem envolve uma maneira própria e peculiar, que tem necessidades e produz resultados próprios. Toda Linguagem tem uma maneira própria de se comunicar, ou seja, produz uma forma de leitura, portanto de interpretação.
• A fotografia, como é uma linguagem, tem suas características própria e únicas. Porém, ela se apropria de outras Linguagens e técnicas. Quando é feita uma composição fotográfica, na realidade está se usando recursos do desenho e da pintura. O equilíbrio é conseguido da mesma maneira, baseado nas Artes Plásticas. Por essa razão, é importante fazer um bom estudo desta Linguagem.
• Você deve estar se perguntando, será mesmo? Os desenhos e as pinturas são produzidos visando o equilíbrio. Este é obtido a partir da distribuição dos pesos, a harmonia entre os elementos que compõem a imagem, quando algum elemento "pesa" mais do que os demais, a imagem ficará esquisita, "pendendo" para um dos lados. Em outras palavras, não haverá um percurso visual agradável durante a leitura.
• Essa parte teórica parece complicada, mas com o passar do tempo e da experiência qualquer pessoa terá capacidade de compor. Visitar museus ou ler livros sobre técnicas que estão inseridas nas Artes Plásticas, como, o desenho e a pintura, mas também, sobre a escultura, modelação etc. Essas últimas ajudam a entender o volume, as formas, as áreas de claro e escuros (luz e sombra), a passagem tonal, também conhecida tecnicamente como gradação tonal.
• As Linguagens puras são as primeiras, como o desenho, pintura, escultura e modelação, as demais, mais modernas se baseiam nelas para existir. A televisão faz uso de um grande número de linguagens, como, a teatral, cinematográfica, das Artes Plásticas (pintura, desenho, modelação e escultura), da fotografia, que foi quem possibilitou o surgimento do cinema e mais tarde da televisão, dentre outras técnicas e linguagens.
• Esse texto é básico, pois o assunto é bastante extenso, mas que todo fotógrafo tem o dever de conhecer.
• A palavra linguagem também significa a maneira como o fotógrafo faz suas capturas, como planos preferenciais, ângulos, com o uso de tripé ou não, como ele compõe e a equilibra. Isso é pessoal e único, não há como imitar, há sim como se basear.
• A primeira fotografia, acima e à esquerda, é uma imagem que não está equilibrada, pois a linha do horizonte não foi respeitada, como é demonstrada na segunda imagem, acima e à direita, em vermelho a linha do horizonte e em azul a linha da imagem. Na foto, acima e no centro, o equilíbrio em relação à linha do horizonte.
• Esse é um cuidado que todo fotógrafo tem que ter.
• Dois exemplos de imagens equilibradas.
• Esta fotografia seria perfeita se não houvesse uma mão intrometida. Na realidade a culpada não é a mão nem a grade, mas a falta de observação por parte do fotógrafo antes do disparo. Mais uma vez há desequilíbrio e desvio da atenção.
• Por fim, o exemplo acima mostra um desequilíbrio acentuado por causa da grande área escura, mas nesse caso é possível salvar a imagem fazendo um recorte, qualquer software tem ferramentas para esse fim. Boas experiências!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo