Luz Notur01 - FotoMBoe

Novembro/2019
“Fotografar é saber 'OLHAR'!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Luz Notur01

Exemplo Prático > Temas K-Z > Luz
Luz Noturna 01
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• Dependendo do seu equipamento fica difícil fazer boas capturas fotográficas a noite na mão, ou seja, sem o auxílio de um estabilizador (steadycam), seja para celulares, tablets ou smartphone, as câmeras fotográficas simples e intermediárias, por não ter uma boa opção de ISO elevado, geralmente entre o ISO 800 e 1600, o uso de um tripé ou estabilizador é uma boa solução.
• Foi usada a Canon EOS 6D, com os seguintes ajustes: ISO 800, velocidade de obturação entre 1/80 e 1/120 avos de segundo, e abertura do diafragma em f/8.0. Não foi usado ISO mais elevado porque as câmeras compactas não suportam ISO muito acima deste valor, as compactas intermediárias podem atingir o ISO 1600, mas haverá muita granulação e ruído.
• Evite fotografar em movimento e se estiver próximo a uma parede, poste ou até um muro, apoiar o corpo é uma boa opção para estabilizar o equipamento.
• As melhores capturas são feitas em um tripé ou estabilizador e se possuir em seu equipamento a opção de disparo por temporizador opte por ele quando no tripé ou qualquer apoio.
• Nossas capturas foram feitas com o equipamento na mão, também temos um objetivo, mostrar o resultado nessa condição. Em outra oportunidade farei capturas com o uso do tripé ou monopé. A seguir as imagens exemplos.
• Caso necessário use apenas o zoom óptico, nunca o digital, a não ser que queira uma imagem cheia de ruídos e granulação.
• O zoom óptico diminui a entrada de luz no equipamento, principalmente os mais longos, em plano mais fechados, condição que dificulta a sensibilização do sensor.
• Evite conversar e até prenda a respiração no momento do disparo, principalmente se estiver na mão. Brincadeiras, fala, risadas, movimentos bruscos com certeza prejudicarão a captura, por isso, é recomendável evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Nunca tenha um cigarro aceso na boca ou na mão durante o disparo e, por fim, não usar apenas uma das mãos para segurar o equipamento.
Boas experiências!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo