Luz Solar01 - FotoMBoe

Junho/2020
“Fotografia é defender o meio ambiente e a vida!”
Dez anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
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Luz Solar01

Exemplo Prático > Temas K-Z > Luz

Por: Vivaldo Armelin Júnior

Luz e Sombra do fotógrafo 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./20
• É tão grande as possibilidades para a captura de fotografia que é impossível enumerá-las, mas algumas sugestões são importantes como incentivo para todos e todas que desejam verdadeiramente fotografar, ou seja, deixar de ser um mero acionador do botão disparador.
• A sugestão na Seção Exemplo Prático deste mês é a fotografia da sombra do fotógrafo (eu), uma oportunidade de compor, com qualidade, uma cena apenas formada por sombras. Nos dois exemplos é possível perceber a sombra de elementos vegetais e a minha, essa integração permite uma leitura inovadora e diferenciada. Não inovei ou inventei algo inédito, muitos fotografam a sua própria sombra ou a de terceiros, mas poucos tem o denominado “olhar” seletivo e compositivo. Para inovar é preciso “olhar”, ou seja, observar o meio, as sombras, a direção da luz, no nosso exemplo a luz solar, sua intensidade e a maneira como se forma a sombra.
• Esse tipo de fotografia pode ser em cores, escala de cinza, preto e branco, ou ainda, em monocromia, que inclui o sépia. Boa experiência e bom trabalho.

Luz Solar 01

Por: Vivaldo Armelin Jr.

A cada dia, ou melhor, a cada hora do dia a natureza proporciona uma luz diferente. Esta estranhando essa afirmação? Mas as condições atmosféricas interferem na luz, bom exemplo está nas três fotos à direita, a primeira acima foi capturada em uma manhã ensolarada. Por sua vez, a do meio foi capturada pouco antes da chuva. A terceira, abaixo, foi capturada em um dia nublado. O dia poderia estar enevoado, por exemplo, condição que produziria efeitos diferentes de luz. O mesmo acontece com a época do ano, a luz na primavera chega a nós de maneira diferente do verão, do outono e do inverno.
Saber explorar as condições atmosféricas e os melhores horários conduz a resultados satisfatórios e interessantes.
Conhecer o seu equipamento ajudará a melhorar essas mudanças, por exemplo, é controlar a abertura do diafragma, o ISO, o tempo de obturação etc. Não é a quantidade de luz que produz bons resultados, mas sim a sua qualidade. Em muitas situações, mesmo durante o dia é necessário o uso de iluminação artificial e/ou rebatedores.
Por padrão os melhores horários para se fotografar estão entre o nascer do sol e até no máximo 10 h da manhã. No período da tarde após as 14 h até o anoitecer. Como foi dito esta é uma condição padrão, mas não definitiva. É possível fazer capturas interessantes, belas e diferenciadas entre as 10 e 14 h, ou mesmo, durante a noite, basta saber regular seu equipamento. O modo automático nem sempre acerta, portanto é importante ousar e aprender a fazer ajustes.

É preciso lembrar que durante o verão os dias são mais longos e no inverno mais curto. Outro detalhe importante é o chamado horário de verão adotado por alguns países, inclusive o Brasil.

A luz no Hemisfério Sul é diferente do Hemisfério Norte, bem como a dos Polos também. Um local com neve ou deserto haverá maior incidência de luz, pois a neve ou gelo a refletirá com maior intensidade, o mesmo acontece com a areia do deserto.
• No inverno europeu a névoa toma conta do ambiente e muda a maneira como a luz ilumina o meio.

O uso de filtros, no caso dos equipamentos compactos avançados, reflex, full frame ou mirrorless modificam a iluminação e a atmosfera. O improviso também pode produzir bons resultados.

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São Paulo - SP, Brasil
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