LuzNatural01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

LuzNatural01

Equipamento > Reação à Luz
Luz
 Luz
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• Cada fabricante de equipamento fotográfico digital fabrica seu produto de maneira diferente, com componentes, software, lentes distintas. Por essa razão, a maneira como cada um deles captura a luz produzirá resultados diferentes entre os fabricantes e mesmo entre os modelos de cada um deles. Para demonstrar a diferença de resultados usamos três equipamentos compactos (imagens à direita), são eles: 1. Olympus Fe-4000 – Resolução 12 MP – Sensor CCD - 2. Polaroid IS829 – Resolução 16 MP – Sensor CMOS - 3. Sony Siber Shot DSC W800 – Resolução 20 MP – Sensor HAD CCD.
• Importante: a compra de qualquer equipamento deve-se levar em conta o modelo do sensor e não da resolução.
• As imagens abaixo traduzem os resultados obtidos no modo automático e ajuste do ISO em ISO 100.
• É importante observar que há diferença entre as cores e tons entre as imagens capturadas com a Olympus, Polaroid e Sony.
• Dos três equipamentos o pior resultado foi da Polaroid. A Olympus, apesar de utilizarmos um equipamento antigo e fora de linha, os resultados foram satisfatórios. Por sua vez, o equipamento da Sony apresentou melhor resultado e tratamento da luz.
                  Polaroid                  
                 Olympus                  
                     Sony                     
• Observando as três sequências de imagens fotográficas é possível perceber que as imagens da Polaroid puxam para o amarelo, afastando-se do natural.
• Para cada equipamento foram feitas em três planos, o primeiro mais aberto mostrando todo cupinzeiro, as três primeiras imagens acima.
• A segunda sequência, acima e no centro, em um plano mais fechado, apresentando mais detalhes do cupinzeiro.
• Por fim, a terceira sequência, bem próxima, ou seja, em um plano bem fechado, mas sem uso do modo macro.
• As imagens não foram tratadas, apenas reduzidas no seu tamanho.
• A imagem obtida com a câmera da Sony valorizou melhor os detalhes, pois seu sensor é mais moderno e de melhor captura da luz. Porém essa condição não denigre as demais câmeras, pois elas são de épocas diferentes, a Olympus a mais antiga, depois o da Polaroid – um equipamento considerado genérico, portanto com componentes mais simples e baratos.
• Esse tipo de comparação prova que qualquer equipamento, mesmo sendo usado no modo automático poderá produzir boas imagens. O mais importante é aproveitar os ajustes oferecidos pelo equipamento, nesse nosso teste não realizamos nenhum ajuste, condição que poderia melhorar muito a qualidade das imagens acima.
• A luz é tratada de maneira diferente pelos componentes eletrônicos, lentes e softwares no interior do equipamento, como foi possível visualizar nas imagens acima.
• Mais uma vez destacamos: leia o manual do equipamento, faça muitas imagens para entender e ajustar corretamente seu equipamento, não se esqueça que toda regra pode ser quebrada, inclusive a dos ajustes na câmera fotográfica digital e registre os acertos e também os erros.
Nota: O local escolhido por nós é o Parque da Pedra Montada, em Guararema - SP, uma estância turística e ambiental cortada pelo Rio Paraíba do Sul. Existem outras atrações muito interessantes para quem gosta da natureza e de fotografar.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo