Para EscCinza02 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Para EscCinza02

Foto: Grátis > Escala de Cinza > Conversões
• Antes de fazer qualquer conversão para “escala de cinza” é importante, em algumas situações, fazer alguns ajustes, por exemplo, quando a imagem final está superexposta ou o contrário, subexpostas. Quando o contraste não está bem ajustado, há explosão de luz em uma área específica da fotografia, não há grandes variações tonais entre as áreas de passagem do claro para o escuro ou vice-versa...
• Os ajustes para uma imagem em cores e uma P&B são diferentes e precisam ser analisados com calma, antes da conversão, para que não ocorra o surgimento de aberrações tonais, grandes contrastes, subexposição, mistura entre os tons de cinza e as passagens tonais entre os neutros (
o preto, branco e cinza são neutros por não serem cores e nem fazer parte do espectro luminoso
). Importante, eles, os neutros, também não são cores neutralizadas.
• São vários os softwares que fazem a conversão para a “escala de cinza”, por exemplo:
I- Grátis — IrfanView, Gimp, Paint.Net, XnView, PhotoFiltre, PhotoScape, entre outros.
II- Pagos — Adobe PhotoShop, Adobe Lightroom, Corel PaintShop, Corel Photo Impact, ACDSee, Ashampoo Photo Commander etc.
• O importante é ter conhecimento de cores, suas variações em tons, sobre o contraste, equilíbrio etc. Ler livros de artes plásticas é uma excelente opção, pois fotógrafos que conhecem e entendem o desenho, pintura, escultura fazem melhores capturas.
• Foto original com pequenos ajustes no Adobe Lightroom 5 e redimensionada no Ashampoo Photo Commander.
• Esta conversão também foi feita no software da Ashampoo.
• Já esta conversão foi feita no software, um visualizador, e não um editor, IrfanView.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo