Profundidade de Campo03 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Profundidade de Campo03

Exemplo Prático > Na prática

Estudo

Trabalho com camada (todos os planos em foco). Captura comum às câmeras compactas simples.

Trabalho com camada (segundo plano em foco). Captura com câmeras compactas avançadas, reflex e profissionais.

Captura com câmeras compactas avançadas, reflex e profissionais.

— COMENTÁRIO:

• Com a utilização de camadas produzimos três situações diferentes de captura de imagem.
• A primeira imagem (acima) tem o primeiro plano e o segundo bem nítidos. Não há priorização de planos, primeiro plano ou fundo, ou seja, não há uma área de interesse em destaque.
• A segunda imagem há o desfoque do primeiro plano e mantém-se o segundo em focom ou seja, há a priorização do segundo plano. A imagem em primeiro plano serve de moldura.
• Por fim, a terceira imagem tem o primeiro plano em foco e o segundo fora de foco. Neste caso valorizou-se o primeiro plano destacando a imagem. O fundo fora de foco ainda permite localizar ou identificar o espaço, porém conduz o olhar do espectador para imagem da santa, valorizando-a.
• Cada uma das imagens produz uma leitura diferenciada e interessante. Mas antes falemos um pouco sobre a montagem. A igreja em segundo plano fica na cidade de Piracaia – SP, é construída em taipa de pilão, Já a imagem da santa é uma pequena imagem comprada em Aparecida - SP. Por essa razão ocorre a diferença de luz.
• Todo o trabalho de edição, ajustes, criação da área transparente, efeitos (desfoque) tratamento e composição foi feito no Paint.Net. Um soft grátis (free) muito bom e com bons recursos.
• Nosso objetivo é demonstrar que há a possibilidade de se produzir novas imagens, com qualidade a partir do uso de camadas e a profundidade de campo (maior ou menor). É possível inserir outras imagens (com transparência).
• Qualquer um dos dois possibilita a impressão ou cópia em papel de qualidade profissional.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo