Recorte01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Recorte01

Dicas & Sugestões > Recorte

Por: Vivaldo Armelin Júnior

• Muitas vezes é inevitável que algum elemento acabe fazendo parte da imagem, esse geralmente a prejudica. Para resolver o problema pode-se utilizar a ferramenta “Carimbo”, também conhecida como “Clone”, porém nem sempre o resultado final é o melhor, sem falar no tempo perdido trabalhando com a clonagem de uma área adjacente.
• Esses elementos muitas vezes são pequenos e ocupam uma área ínfima da imagem e na maioria das vezes estão em um dos cantos, como é o caso que é demonstrado na fotografia, à direita e acima, e destacado pela seta em vermelho na imagem abaixo desta primeira.
• Uma boa solução é o recorte (crop) que elimina o problema e causa quase nenhum dano à imagem. O resultado é visto na imagem abaixo e no centro.
• Qualquer software, como o Gimp, Paint.Net, Ashampoo Photo Commander, Adobe PhotoShop, Corel PaintShop, PhotoFiltre, PhotoScape, entre outros, você poderá recortar a imagem fotográfica. Neste exemplo utilizamos o software Ashampoo Photo Commander, que é pago.
• É interessante nessa situação fazer o recorte porque a área eliminada, mesmo quando houver ampliação na impressão em papel, não haverá perda na qualidade final da imagem.
• O recorte é uma operação muito simples e no caso do Ashampoo Photo Commander existem opções predefinidas para o tamanho em pixel ou é possível realizar o recorte pela unidade de medida do aspecto (4:3; 3:2, 16:9 etc.), ou ainda, livre (manual).
• O importante é saber optar pela melhor ferramenta no momento da edição, mas também pode-se realizar as duas ações, salvar as imagens com outro nome para não perder a original, fazendo a clonagem e o recorte.
• Bom trabalho e experiência!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo