Redimensionar01a - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Redimensionar01a

Exemplo Prático > Otimizar
Por: Vivaldo Armelin Júnior
Foto e texto!
Links - Em ordem de lançamento.
Movavi Photo Editor - pago
• Apresentamos outro software pago que permite boa otimização, trata-se do Movavi Photo Editor (licenciado). Um software simples, relativamente barato e que produz resultados interessantes, para a internet ou impressão é uma das melhores opções porque permite ajustes automáticos e também manuais. Tem versão em português do Brasil e extremamente intuitivo. Não iremos explicar como ele funciona, mas sim comparar os resultados.
• São várias as ferramentas de edição, tratamento, efeitos especiais, redimensionar com qualidade (otimizar), por exemplo. Não tenha medo de errar, pois todas as ações, automatizadas ou manuais poderão ser revertidas com grande facilidade. Não possui recursos como o Gimp (livre e grátis) ou o PhotoShop (pago e caro), estes dois possuem opções para edição, tratamento e efeitos especiais, como o trabalho com camada (layer), mas é eficiente no que se propõe.
• No exemplo, a primeira foto, maior, é a original e que tem tamanho 1600 x 1200 Pixel, capturada com uma câmera extremamente simples, a Vivitar Vivicam. A segunda, foi otimizada (redimensionada) para 640 x 480 Pixel. Compare os resultados dos softwares apresentados. Bom trabalho e pesquisa!
Nota: as duas imagens estão em baixa resolução.
• Em muitas situações o é necessário reduzir o tamanho e o peso de uma imagem para uso, por exemplo, na internet, o problema é que em toda redução haverá perda de qualidade.
• O tamanho é medido em pixel (360 x 240 pixel) e o peso em KP, MP ou TP (8 MP), entre outros valores.
• O objetivo é demonstrar que alguns softwares possibilitam uma otimização (redução) sem grandes perdas, mas sempre haverá, não há como fazer mágica. Outra informação importante, a cada abertura de um arquivo .jpg haverá nova recompactação e em consequência haverá mais perda. Os arquivos BMP, PNG, TIF, por exemplo, não tem perda por recompactação. Vale lembrar que o RAW não é um formato, mas uma especificação.
• Softwares grátis, livres e pagos prometem reduzida perda de qualidade, mas nem todos cumprem essa promessa. Alguns softwares que tem essa função (otimização/redução) e produzem resultado satisfatório, são eles: Adobe Lightroon, Adobe PhotoShop, Corel PaintShop, Paint.Net, Gimp, PhotoFiltre, PhotoScape etc.
• A ordem das imagens é a mesma para cada software, portanto a primeira imagem, a maior e acima, é a original, mas também reduzida. A segunda imagem, à esquerda, foi reduzida a 320 x 240 Pixel, em cada um dos softwares testados. A terceira, foi um recorte e este ampliado para o mesmo tamanho, 320 x 240 Pixel.
• Observando a primeira imagem, a maior, é possível perceber visualmente a perda de qualidade em todos os exemplos.
Ashampoo Photo Commander - pago
Ashampoo Photo Commander
• Um software pago que é ideal para edição e ajustes que melhoram a qualidade da imagem de maneira simples. É o mais barato entre os pagos. Ideal para uso na internet e até impressão em papel. Vale o investimento para quem quer melhorar a qualidade de suas imagens, mas não para profissionais. É muito usado por aqueles e aquelas que constroem sites, blogs, portais etc.
• A última imagem é possível perceber o serrilhado e até os pixel.
Microsoft Paint - Vem com o Windows
Microsoft Paint
• A Microsoft afirma que ele é grátis, mas na realidade é pago, bem pago, pois acompanha o Windows. Para otimização é o pior entre os quatro analisados. Muitos softwares grátis produzem resultados melhores, até o Irfan View, um visualizador, é superior a ele.
• Para a internet, caso não tenha necessidade de qualidade pode ser até utilizado, mas não é o ideal para produzir imagens reduzidas para impressão.
Paint.Net - grátis
Paint.Net
• Trata-se de um software grátis/freeware, mas com arquitetura fechada, é ideal para trabalhos que serão usados na internet, impressão em papel e até para publicação (revistas, jornais etc.). Nele é possível adicionar plug-ins de terceiros.
• Na redução/otimização não foi muito bem, pois o resultado também depende da imagem (vale para todos os softs), mas ainda assim, é bom.
Corel PaintShop - pago
 
Corel PaintShop
 
• É um software que já foi concorrente direto ao PhotoShop da Adobe, mas quando foi comprado pela Corel foi deixado de lado, porém, nos últimos anosa a Corel resolvei investir novamente nele e o colocou entre um dos melhores, não chega perto do mais famoso, mas tem ferramentas em grande quantidade. Pode ser usado tranquilamente por profissionais, tem qualidade para editar, ajustar, tratar e gerar efeitos especiais para grandes impressões.
• Não é tão caro como o mais famoso, mas também não é tão barato como o Ashampoo Photo Commander. Na redução/otimização proporcionou um resultado superior a qualquer um dos anteriores.
• Este é o primeiro exemplo e teste, outros softwares pagos, grátis e livres serão analisados. Nossa preocupação é com o fotógrafo que possui equipamento fotográfico compacto ou apenas um celular.
• O importante é a sua análise, pois só desta maneira será possível melhorar a qualidade de suas imagens já na captura, primeiro aprendendo a entender a luz, seus efeitos e resultados, seja na manhã, tarde ou noite, nas várias estações do ano, em se tratando da luz natural. Também é preciso entender a luz artificial, as suas diversas formas de gerá-la, sua temperatura, cor etc.
• Uma imagem com boa captura de luz quando reduzida/otimizada terá menor perda de qualidade. É óbvio que o tamanho do sensor é fundamental, pois toda redução/otimização reduzirá o número de pixel por polegada.
• Caso uma imagem precise de correções, ajustes e até tratamento, faça-os com ela no seu tamanho original, mas a salve com outro nome para não perder a original, o resultado será bem melhor. Quando reduzida/otimizada o resultado poderá ser até desastroso.
• Boa experiência e trabalho!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo