São Luís do Paraitinga - SP01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

São Luís do Paraitinga - SP01

Registro Fotográfico > Histórico 01

Registrar a História - I
Por: Vivaldo Armelin Júnior


Neste primeiro conjunto de imagens da cidade de São Luís do Paraitinga – SP, em três momentos, antes do centro histórico ter sido destruído pelas águas do Rio Paraitinga, a segunda após a vasão da água e a última a reconstrução da Capela Nossa Senhora das Mercês.
• A primeira em filme, capturada com a câmera Pratika, MTL3, alemã. A segunda com a câmera Pentax, Optio E10, uma digital compacta de resolução 6 MP. Por fim, a terceira imagem foi obtida com uma Canon EOS XS com lente 18-55 mm.
• Agora é a sua oportunidade de fazer a leitura, realizar a análise e tirar as conclusões.
São Luís do Paraitinga é uma cidade com construções históricas, coloniais, que teve muitas delas destruídas pelas águas do rio que corta a cidade a exemplo da Catedral São Luiz de Tolosa, a Capela Nossa Senhora das Mercês, um hotel e abaladas muitas outras construções em taipa de pilão. A maioria das edificações eram tombadas pelos Patrimônios Históricos Municipal, Estadual e Federal.

• Como era a Capela Nossa Senhora das Mercês, uma construção em taipa de pilão do século XVI.

• Esta imagem mostra como ficou a Capela após as águas baixarem.

• Infelizmente não houve restauração, mas reconstrução, portanto preservou-se a forma arquitetônica, mas com material de construção moderno e não taipa de pilão.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo