Simulado01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Simulado01

Exemplo Prático > HDR
Simulado 01
Simulando HDR - Via Software 01
Por: Vivaldo Armelin Jr.
• O HDR (High Dynamic Range, em português: grande amplitude dinâmica) é uma técnica que aprimora a qualidade final de uma imagem fotográfica, pois as câmeras não conseguem tratar a luz como ocorre com nossos olhos. Essa “deficiência” produz imagens que diminuem a qualidade em determinadas áreas, por exemplo, em áreas menos iluminadas ocorre falta de luz e áreas com mais iluminação pode ocorrer a explosão.
• Vários softwares tratam imagens para o HDR, ou seja, fundem três imagens, obtidas com ou sem o auxílio de um tripé, sendo uma subexpostas, outra superexposta e, por fim, uma com exposição adequada, como as três imagens exemplo.
• As duas imagens, subexpostas e superexposta, foram obtidas via software, ou seja, foi modificado o brilho e o contraste, por meio do Corel PaintShop (licenciado), mas poderiam ser obtidas no momento da captura com ajustes na câmera. Nessa segunda opção o resultado final é bem melhor.
• A fusão foi feita no próprio Corel PaintShop, este é pago, mas não tão caro quanto o mais famoso.
• Além do Corel PaintShop, também o Gimp (livre e grátis) e o Paint.Net (grátis) simulam o HDR.
 
• Esta foto é a original, com os ajustes necessários e capturada com a Canon Powershot A640. Esta foi feita no modo “P”, a abertura do diafragma foi: f/3.5, já a velocidade de obturação é: 1/60 s, e o ISO 80.
• A câmera poderia estar em um tripé e ser ajustado o EV entre -2 e + 2, em substituição à captura subexpostas e superexposta. Nesse caso são feitas três capturas, repetindo, uma ajustada, uma subexpostas e uma superexposta.
 
• Ajustando o brilho e contraste para mais claro, como é visto à direita, ou seja, também poderia ser feito pela ferramenta “Nível”.
• Nesta imagem, à esquerda, o ajuste foi para o mais escuro, menos luz. Da mesma maneira poderia ser utilizada a ferramenta “Nível”.
• No Corel PaintShop, na Barra de Menu “Arquivo”, clicar na opção HDR e seguir as opções. Nada complicado, pois há aplicabilidade e intuitividade. O resultado final é apresentado abaixo. Veja que as nuvens ganharam destaque, as edificações mais luz, ou seja, mais próximo da visão humana.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo