Textura01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Textura01

Exemplo Prático > Textura
Textura I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./18
• Nas imagens fotográficas, sejam em filme ou digital, a textura é fundamental para que possamos perceber o elemento fotografado e a sua qualidade é determinada pela nitidez.
• A textura diferencia elementos que compõem a fotografia e é preciso estar atento a ela. Nessa primeira fotografia, acima e à direita, de um muro de sustentação de um terreno elevado é possível perceber os detalhes da textura das pedras. A textura produz o volume, define uma superfície, seu relevo e até cria interesse quando há um bom contraste entre claro e escuro, entre cores e seus tons, sejam aquelas cores e tons característicos do modelo ou produzidas pela ação da luz e sua ausência.
• Fotografar, por exemplo, uma parede em taipa de pilão a uma grande distância é perder os detalhes da textura, por esse motivo, é importante fazer várias capturas em planos, posições e ângulos diferentes. Também analisar a luz, o melhor horário do dia para fazer suas capturas e ajustar seu equipamento com atenção.
• Nesta segunda imagem, à direita e no centro. o contraste produzido pela textura das pedras em relação ao solo e a grama produz resultados interessantes. A irregularidade percebida na superfície das pedras, o solo "liso" e o relevo produzido pelas folhas da grama. O fotógrafo tem que ter uma visão diferenciada para que possa produzir imagens inéditas e interessantes, com leitura atrativa toda vez que se visualiza a imagem.
• Em muitas situações apoiar a câmera é uma ótima opção para ganhar em qualidade de disparo e valorizar a textura, nessas situações o uso de um monopé ou um tripé é importante para que não haja nenhuma instabilidade (tremida), pois quanto mais nítida a textura, melhor será a qualidade da imagem. Não importa seu equipamento, o importante é saber compor e enquadrar, ser ousado, mas principalmente prestar atenção no que e como está fotografando.
• Nessa última imagem, abaixo e à direita, é possível perceber a variedade de elementos com texturas diferentes e que valorizam o conjunto da imagem. Quem fotografa vai contar uma história, não importando o tipo (gênero) de fotografia que está capturando, seja uma paisagem, de modelos, alimentos, animais etc. Para entender melhor, um exemplo, muitas pessoas se reúnem para almoçar ou jantar em um restaurante, fazem seus pedidos e quando os pratos chegam fazem questão de fotografá-los, o problema é que na pressa a qualidade final da imagem é péssima, desfocada, tremida e com iluminação precária. Por que isso ocorreu? Muito simples, quem fotografou não deu atenção aos cuidados antes de acionar o botão disparador. Por fim, disponibilizam estas imagens nas redes sociais, podem até receber elogios de pessoas amigas ou de familiares, mas ninguém vai querer rever aquelas imagens, muitas vezes nem mesmo voltar àquele restaurante.
• Boas capturas!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo