Valor "f" - 01 - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Valor "f" - 01

Dicas & Sugestões > Diafragma

Por: Vivaldo Armelin Júnior
12/05/2015

• O diafragma tem a função de controlar a quantidade de luz que adentra a objetiva para chegar ao sensor, na fotografia digital, ou filme. Seu trabalho é bastante semelhante à pupila dos nossos olhos.
• Quando o diafragma está bem aberto permitindo a entrada de grande quantidade de luz, produzirá uma imagem com pouca profundidade de campo, porém, quando mais fechado, maior será a profundidade de campo, em outras palavras, o fundo será mais nítido ou em foco.
• A unidade de medida de abertura do diafragma é o número “f”, por exemplo, f/1.2 – f/5.6 - f/22. O primeiro valor produzirá uma imagem com pouca profundidade de campo, nas câmeras com lentes intercambiáveis essa relação vai variar. No segundo exemplo, f/5.6, é um valor intermediário na maioria dos equipamentos, com média profundidade de campo. Por fim, no terceiro exemplo, o diafragma está bem fechado para a maioria dos equipamentos, portanto a totalidade da imagem estará nítida ou em foco. Vale lembrar que as lentes intercambiáveis essa relação vai depender do valor mínimo e máximo.
• As lentes zoom tem diferença mínima e máxima de abertura de acordo com o zoom, por exemplo, uma lente zoom 28-135 mm, sem zoom o valor mínimo é bem menor (maior abertura) do que o valor mínimo para o zoom máximo, ou seja, em 28 mm o valor “f” mínimo poderá ser f/1.8, já com zoom máximo poderá ser f/5.6. Em outras lentes e outros fabricantes o valor será diferente.
• O valor “f” trabalha em conjunto, basicamente, com a velocidade de obturação e o ISO, é óbvio que vai depender da fonte de luz, natural ou artificial, e o horário do dia quando natural, não podemos nos esquecer das condições climáticas.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo