Velocidade01 - FotoMBoe

Outubro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Nove anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Velocidade01

Exemplo Prático > Obturação

Por: Vivaldo Armelin Júnior

Velocidade e ISO 02
Por: Vivaldo Armelin Jr.

• Todas as imagens tem a configuração ou ajuste padrão para ISO 100, abertura do diafragma f/5.6 e lente 28x135 mm, ajustada a 135 mm.
• Foi utilizada a câmera Canon EOS 6D. Uma câmera reflex full frame, portanto não é uma compacta e que tem a opção manual com controle total por parte do fotógrafo.
• As câmeras fotográficas digitais compactas simples e intermediárias (a maioria delas) a velocidade de obturação é feita automaticamente pela câmera, portanto não é manual.
• As câmeras compactas avançadas, superzoom, mirrorless, reflex e full frame tem o ajuste de velocidade de obturação manual.
• A velocidade de obturação, das imagens fotográficas, foi ajustada de maneira diferente para cada foto, veja as imagens.

Foto 01 - Subexposta.
Velocidadede obturação:
1/400 s.

Foto 03 - Correta.
Velocidadede obturação:
1/640 s.

Foto 02 - Subexposta.
Velocidadede obturação:
1/500 s.

Foto 04 - Superexposta.
Velocidadede obturação:
1/800 s.

Foto 05 - Superexposta.
Velocidadede obturação:
1/1000 s.

Foto 06 - Superexposta.
Velocidadede obturação:
1/1250 s.

Foto 07 - Superexposta.
Velocidadede obturação:
1/1600 s.

Foto 03 - Correta.
Velocidadede obturação:
1/640 s.

 
Sensação de movimento na fotografia 01
 
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Fev/16
 
 
• Para obter a sensação de movimento (deslocamento) de um veículo, atleta, avião, animal, por exemplo, o fotógrafo ajusta seu equipamento para uma velocidade de obturação mais baixa, como estes ajustes, 1/30 seg., 1 min. A câmera deverá estar sobre uma superfície estável ou sobre um tripé, o ideal em câmeras compactas é fazer o disparo pelo temporizador, 2 ou no máximo 10 seg.
• O fundo ficará nítido e o elemento em movimento borrado e com riscos.
• O problema é que os equipamentos compactos simples e muitos intermediários não permitem o ajuste manual da velocidade de obturação. Para estas situações é preciso experimentar algum modo oferecido pelo equipamento, por exemplo, “Noturno”, nem sempre é obtido um resultado muito satisfatório.
• Como cada fabricante disponibiliza em seus equipamentos ajustes pré-definidos, ou seja, não há uma regra com acordo sobre essas opções, portanto, é preciso experimentar. O mais importante é estabilizar o equipamento.
• Ajustar para o modo esporte, caso ele exista, é outra opção desde que o equipamento esteja sobre um suporte estável ou tripé, como já afirmamos.
• O ideal, numa prova, como a de ciclismo, corrida a pé, é ajustar o equipamento, como o foco, evitando o automático e apenas em outra oportunidade fazer a captura, para manter o foco nas câmeras compactas, em qualquer nível, basta apertar o botão disparador até a metade e segurá-lo até o disparo final.
• Caso seu equipamento tenha apenas foco automático ainda assim é possível fazer esse tipo de captura, mas sempre o equipamento deverá estar estabilizado e não na mão.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo