Velocidade01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Velocidade01

Dicas & Sugestões > Obturação

Por: Vivaldo Armelin Júnior

Sensação de movimento na fotografia – NOVO
nº 01 - Fev/16
• Para obter a sensação de movimento (deslocamento) de um veículo, atleta, avião, animal, por exemplo, o fotógrafo ajusta seu equipamento para uma velocidade de obturação mais baixa, como estes ajustes, 1/30 seg., 1 min. A câmera deverá estar sobre uma superfície estável ou sobre um tripé, o ideal em câmeras compactas é fazer o disparo pelo temporizador, 2 ou no máximo 10 seg.
• O fundo ficará nítido e o elemento em movimento borrado e com riscos.
• O problema é que os equipamentos compactos simples e muitos intermediários não permitem o ajuste manual da velocidade de obturação. Para estas situações é preciso experimentar algum modo oferecido pelo equipamento, por exemplo, “Noturno”, nem sempre é obtido um resultado muito satisfatório.
• Como cada fabricante disponibiliza em seus equipamentos ajustes pré-definidos, ou seja, não há uma regra com acordo sobre essas opções, portanto, é preciso experimentar. O mais importante é estabilizar o equipamento.
• Ajustar para o modo esporte, caso ele exista, é outra opção desde que o equipamento esteja sobre um suporte estável ou tripé, como já afirmamos.
• O ideal, numa prova, como a de ciclismo, corrida a pé, é ajustar o equipamento, como o foco, evitando o automático e apenas em outra oportunidade fazer a captura, para manter o foco nas câmeras compactas, em qualquer nível, basta apertar o botão disparador até a metade e segurá-lo até o disparo final.
• Caso seu equipamento tenha apenas foco automático ainda assim é possível fazer esse tipo de captura, mas sempre o equipamento deverá estar estabilizado e não na mão.
São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo