Zoom Óptico 02 - FotoMBoe

Setembro/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Novo visual e facilidade de acesso!!!
Ir para o conteúdo

Zoom Óptico 02

Exemplo Prático > Zoom Óptico
  • Nesta edição mais uma oportunidade de entender e saber utilizar o zoom óptico, ele é ótimo, mas quanto mais longo o zoom, mais achatada será a imagem, pois a quantidade de luz que chega ao sensor é reduzida, nessas condições o volume é perdido.
  • O contraste e a variação tonal perdem em qualidade, consequentemente a sensação do volume é perdida.
  • Nesta primeira imagem acima, em um plano mais aberto e a segunda um plano mais fechado destacando a pelagem do animal, capivara. É óbvio que o uso do zoom mais fechado é preciso tomar cuidado para não tremer, principalmente se estiver usando o modo automático de foco. Sabe-se que muitos equipamentos compactos e celulares não possuem essa opção de ajuste, portanto, é recomendado o uso de um apoio ou de um tripé.
  • Evitar o uso do zoom óptico no máximo, pois pode ocorrer um problema que é a perda de nitidez e até o foco. Há também grande perda de luz.
  • O zoom óptico também poderá proporcionar fotos macro, desde que tenha um bom zoom ótico e a distância focal compatível. Nestas imagens acima, é possível perceber sem o zoom óptico e com ele. Observar que em nenhum dos exemplos foi usado simultaneamente o zoom óptico e o digital. Este segundo não produz boas imagens.
  • Alguns equipamentos compactos tem a opção de usar o zoom óptico no modo macro, mas para isso a distância focal deve ser respeitada, geralmente a dois centímetros ele não funciona. Caso o acione haverá desfoque.

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo