Zoom Óptico01 - FotoMBoe

Agosto/2019
“Fotografar é viver dos acertos e erros!”
Oito anos no ar!
Iniciado em: 01/10/2010
Ir para o conteúdo

Zoom Óptico01

Exemplo Prático > Zoom Óptico
Em ordem de lançamento!
A Composição com zoom óptico II
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jun./19
• Para estas fotografias foi usada a câmera Nikon L810, uma superzoom compacta com zoom máximo de 26x (equivalente a uma câmera de 35 mm 22 x 585 mm). Uma distância focal interessante, pois vai de uma grande angular até uma tele.
• É necessário observar com atenção o ambiente, seja para uma fotografia comum ou um flagrante, nesse segundo caso a observação será mais rápida, mas ainda precisa. Isso é a maneira de ver, ou seja, o olhar pessoal e característico do fotógrafo ou fotógrafa. Não se esqueça de analisar a luz, essa análise varia de acordo com o horário e a posição da fonte de luz, no exemplo, o sol. Observando a luz, simultaneamente, observar as áreas de claro/escuro e luz e sombra, sejam sombras próprias bem como as projetadas. Com a experiência, essa ação, passa a ser quase que totalmente intuitiva. Em algumas situações é importante o uso de um tripé ou monopé, principalmente com o uso do zoom óptico no máximo da aproximação. Vale lembrar que o zoom óptico quanto maior for produzirá um achatamento (chapado) da imagem, em outras palavras, perde volume. Isso ocorre em função da pouca luz que chega ao sensor ou filme. Em fotografia só se aprende e se aperfeiçoa fazendo experimentos, alguns darão certo, outros errados. Importante: o erro leva a perfeição.
• Para finalizar, é importante para se fotografar edificações manter a "linha do horizonte na horizontal" para evitar mal-estar quando da visualização, ou seja, obter uma imagem desequilibrada e sem interesse. Esse ajuste pode ser feito em diversos softwares de edição de imagem, pagos, grátis e ou os livres.
Importante: O uso do zoom óptico ou digital não pode violar os direitos da privacidade de terceiros, portanto espionar é crime! É preciso respeitar os direitos para que convivamos em harmonia.
A Composição com zoom óptico I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
• Neste mês de julho/18 um exemplo simples do uso do zoom óptico para contar uma história, nosso modelo, uma anta. Registrar apenas em uma captura quando se tem no equipamento zoom óptico é perder detalhes do animal, como é o caso da anta.
• Com o plano mais aberto é possível visualizar e analisar o ambiente onde o animal vive, já com a captura usando o zoom óptico é possível perceber os detalhes de sua pelagem, formas das patas, cauda etc.
• Fazer uma única (desculpem-me a redundância) é perder oportunidade de contar uma história, chamar a atenção de quem está visualizando sua imagem. O zoom óptico garante a nitidez, a qualidade da imagem, a resolução (as possibilidades de ampliação) etc.
• Mais uma vez sugiro evitar o zoom digital, use-o apenas quando não se tem outra opção, a qualidade final da imagem não é boa e a resolução é resuzida, portanto não produzirá boa ampliação!
• Não se usa o zoom óptico a toda hora, mas quando possível, ou seja, quando não há como se aproximar do modelo é um ótimo recurso contido em seu equipamento.
• A composição é a mesma quando se faz captura sem o zoom óptico, mas é preciso observar que com o zoom óptico a quantidade de luz que adentra a lente é menor, portanto a luz que atinge o sensor é mais fraca. Prestar atenção nos ajustes é fundamental para uma ótima captura. Boa experiência!

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS:

• Todos os direitos reservados! É proibido imprimir, copiar, distribuir (mesmo a título de gratuidade), encartar, reproduzir (por qualquer meio mecânico, eletrônico, digital, fotográficos, filme, e vídeo), sem a devida autorização fornecida por escrito pelo proprietário do Site FotoMBoé.com. Todas as imagens (desenhos, pinturas, ilustrações, fotografias, vídeos etc.), textos, slides show, galerias, apresentações (em Flash, exe, html etc.) foram produzidas por Vivaldo Armelin Júnior que é o detentor dos direitos autorais.
• É permitida a abertura exclusiva online, qualquer outra possibilidade é necessário autorização por excrito, como acima descrito. Contato por e-mail.

São Paulo - SP, Brasil
Voltar para o conteúdo